Simonal e a ditadura
Wilson Simonal brilhou como ninguém e inovou como poucos. Até ser acusado de informante da ditadura. Mas ele era mesmo favorável e colaborador dos militares? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual em uma afronta à sociedade racista? O documentário ''Simonal - Ninguém sabe o duro que dei'', dirigido por Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, traz algumas respostas através de depoimentos de amigos e inimigos, além de recuperar imagens das exuberantes performances do artista. Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário do Festival de Paulínia e do 4º Prêmio Contigo de Cinema Nacional e menção honrosa no festival É Tudo Verdade, o filme chega em DVD (Biscoito Fino) trazendo nos extras depoimentos inéditos, cenas excluídas e outros registros históricos que não entraram no filme.




Histórias de Cartola

Em 1973, Cartola gravou um MPB Especial para a TV Cultura. Dirigido por Fernando Faro, o programa teve participação de dona Zica e do Regional do Evandro. Músicas como Samba da Mangueira, Fita os Meus Olhos, Quem me Vê Sorrindo, Acontece e Ao Amanhecer já justificariam um DVD resgatando esse programa. Mas tem mais: Cartola conta a Faro que começou a compor aos 16 anos, narra a história de como vendeu Infeliz Sorte por 300 mil réis a Mário Reis e este não gravou, fala de sua paixão pela Mangueira e relembra o famoso restaurante Zicartola, onde Paulinho da Viola recebeu o primeiro cachê. O disco ''Cartola e Dona Zica'', da série MPB Especial 1973 (Biscoito Fino), traz ainda um depoimento de Dona Zica, que revela como ambos se reencontraram, já viúvos, e isso deu samba.




MPB4 no MPB Especial
Em 1973, Aquiles, Ruy, Miltinho e Magro, a primeira formação do MPB4, gravou um MPB Especial com Fernando Faro, na TV Cultura. Em um bate-papo bastante informal, os quatro se atropelaravam para contar histórias como o dia em que mostraram o arranjo que tinham feito para Lamento ao seu autor, Pixinguinha, ou quando Baden Powell foi mostrar aos garotos a recém-composta Canto de Ossanha e o dia terminou em um grande porre. Outra curiosidade revelada: sempre que os bichinhos dos filmes da Disney cantam, é com vozes do MPB4. O DVD integra a série MPB Especial 1973, da Biscoito Fino, e traz músicas como Beija Flor (Nelson Cavaquinho/ Noel Rosa/ Augusto Tomás Jr.), Candeias (Edu Lobo/ Capinan), Partido Alto (Chico Buarque) e Amigo é pra essas coisas (Silvio Silva Jr./ Aldir Blanc).




Mais Zoombido

Tratar com delicadeza o cenário, o olhar das câmeras, a conversa, a captação audiovisual e a edição. Convidar músicos do naipe de Nando Reis, Frejat, Leoni, Toni Garrido, George Israel, André Abujamra e Zélia Duncan para falar sobre o processo de criação da canção e se apresentarem. E gravar sem ensaio, valorizando a espontaneidade. Esta é a fórmula de Zoombido, programa televisivo comandado por Paulinho Moska que tem a proposta de ser lançado também em CD e DVD. O volume dois acaba de ser lançado pela Biscoito Fino. O DVD tem a vantagem de conter todas as músicas e, nos extras, fotos tiradas por Moska durante as gravações.



Homenagem a Braguinha
Na década de 1960, o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga (mais conhecido como Braguinha ou João de Barro), depois de ter composto centenas de marchinhas de carnaval e sambas, enveredou-se nas canções infantis, na série ''Disquinho''. Sete contos dessa série, que adaptava e musicava clássicos da literatura infanto-juvenil, foram resgatados por Bia Bedran em ''Histórias de um João de Barro''. O show, com texto e roteiro de Nick Zarvos e direção de Djalma Amaral, foi gravado ao vivo no Rio de Janeiro em 2007 e lançado pela Rob Digital.