LANÇAMENTOS DE CDs
Jazz
A Bite of the Apple
BeatleJazz
Gravadora: Zebra/ST2
Quanto: R$ 21, em média
Avaliação: bom
Músicos de diversos gêneros já gravaram releituras dos Beatles, mas não com tanta freqüência quanto o trio norte-americano BeatleJazz, que destaca o criativo piano de David Kikoski e a bateria de Brian Melvin. Após A Bite of the Apple (1999), álbum de versões jazzísticas de hits da dupla Lennon & McCartney (como Eleanor Rigby ou If I Feel), o trio já lançou outros três CDs que também só chegam agora ao Brasil. All You Need (2005), o mais recente, conta com participações de Toots Thielemans (gaita), Joe Lovano (sax tenor) e Richard Bona (baixo e vocais).
Por que ouvir: Nem é preciso ser fã dos Beatles para apreciar as inventivas interpretações de Kikoski e seus parceiros. (Carlos Calado)
Pop
Pedro Mariano
Pedro Mariano
Gravadora: Universal
Quanto: R$ 33, em média
Avaliação: Regular
Boa parte das músicas do novo CD de Pedro Mariano reúne duas marcas da pior tradição do soul brasileiro (nada a ver com Tim Maia e Cassiano): melodias óbvias e letras constrangedoramente idem. Não por acaso, salvam-se as composições de Djavan (Além de Amar) e Moska (Procurando por Mim). Das quatro de Jair Oliveira, Intacto é a mais eficiente para colar no ouvido. Do repertório da mãe, Elis Regina, Mariano regrava a nada brilhante Só Deus É Quem Sabe (Guilherme Arantes). O pai, César Camargo, dá algum brilho aos arranjos.
Por que ouvir: é para quem gosta de voz pequena, balanços discretos e canções indolores. (Luiz Fernando Vianna)





