O livro Novos Poetas Londrix é o resultado do concurso homônimo organizado pelo Festival Literário de Londrina – Londrix. Ao todo, foram inscritos 159 poemas de alunos de Escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, tanto da rede pública quanto particular de Londrina.

De acordo com a diretora do Festival Literário de Londrina, Chris Vianna, cada texto traduz os anseios juvenis e suas percepções de mundo. "A publicação desse livro é uma pista reveladora para nós leitores . E essa pista foi também indicada pelos professores que incentivaram seus alunos a participarem do Concurso. Esses mestres são a própria poesia, pois constroem um território de linguagem e pensamento por meio da literatura", pensa.

"Impressiona saber que o livro Novos Poetas Londrix reúne 20 textos de jovens, alguns bem jovens, e que esses indivíduos podem com a literatura refletir sobre sua existência e se compreender melhor como ser humano no mundo. Não só os que se debruçaram nessa árdua tarefa de escrever poesia, mas também nós leitores", valoriza.

Vianna considera que promover a poesia significa estar atento para a verdade de mundo que se coloca por meio desta arte. A produtora justifica a serventia de um livro de poemas e empresta as palavras de Leminski: “A poesia é um inutensílio, a única razão de ser da poesia é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida que não precisam de justificativa porque elas são a própria razão de ser da vida".

Incentivadora árdua da cultura, Vianna acredita que os escritos são uma experiência edificante para cada inscrito. "Mais que um “debut” de jovens alunos escritores, pode-se reconhecer a presença literária marcante de uma geração que deseja fazer vale sua voz. Preciso aqui lembrar que a ação do concurso foi desenvolvida durante o pico da pandemia e enfrentou como a sociedade inúmeros problemas, um deles foi a prorrogação do próprio concurso, que teve início em 2020", expõe.

A produtora faz um agradecimento aos colegas que aceitaram essa empreitada e doaram seu tempo para leitura e avaliação dos textos enviados para seleção: Claudia Freitas, Frederico Garcia Fernandes, Marcos Losnak.

SERVIÇO:

Lançamento Novos Poetas

Quando: 18 de dezembro de 2021

Onde: Ciranda (R. Pref. Hugo Cabral, 656) Das 15 às 18 horas

Necessário confirmar presença através do e-mail: [email protected]