Centenas de pessoas foram à Livraria da Vila, em Londrina, na noite desta sexta-feira (19), para o lançamento do livro "América Latina Lado B", do jornalista Ariel Palacios.

Reconhecido na cidade onde morou e se formou em jornalismo pela UEL, Ariel teve uma longa sessão de autógrafos, que durou entre 19 e 22hs, com a livraria completamente tomada pelo público formado por admiradores de seus livros e de seu trabalho como jornalista na GloboNews e na rádio CBN, emissoras nas quais ele integra o time de comentaristas.

Ariel Palacios na sessão de autógrafos na Livraria da Vila, no lançamento movimentado de "América Latina Lado B"
Ariel Palacios na sessão de autógrafos na Livraria da Vila, no lançamento movimentado de "América Latina Lado B" | Foto: Celia Musilli

"América Latina Lado B" é um lançamento da Globo Livros e aborda as bizarrices e o autoritarismo dos governos latino-americanos, marcados por ditadores e populistas. Como disse o autor, em entrevista exclusiva a Marcos Losnak para a FOLHA , o livro aborda "a mania do culto ao líder, da idolatria a certos políticos que vastas multidões consideram que são infalíveis... Ou líderes que as pessoas consideram que são “enviados especiais” do Destino, dos “poderes celestiais” ou de entidades sobrenaturais afins. Eles acham que esses líderes vieram para recuperar “velhas glórias do passado” ou para conseguir “futuros dourados” para suas nações. Em resumo, é o pensamento mágico. É a fé frenética, fanática, de acreditar piamente em qualquer loucura que o líder pronuncie."

A crítica ferina, temperada com humor, é uma característica de Ariel Palacios identificada nos seus comentários na imprensa quando trata de vários assuntos e especialmente da América-Latina, tema ao qual ele se dedica há três décadas.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista à FOLHA, Ariel Palacios fala da face bizarra da América Latina

Com uma longa fila em torno das estantes, leitores  de Ariel Palacios foram na note de sexta-feira à Livraria da vIla para a sessão de autógrafos de Ariel Palacios
Com uma longa fila em torno das estantes, leitores de Ariel Palacios foram na note de sexta-feira à Livraria da vIla para a sessão de autógrafos de Ariel Palacios | Foto: Celia Musilli

RECEPÇÃO E HOMENAGENS

Após o lançamento do livro, o autor foi recepcionado no ateliê da artista plástica Simone Bellusci onde se reuniu com jornalistas, sobretudo amigos e ex-colegas do curso de Comunicação Social da UEL. No mesmo local, recebeu o título de Embaixador de Londrina em Buenos Aires do procurador-geral do município, João Luiz Martins Esteves, que representou o prefeito Marcelo Belinati que se encontra em viagem.

Na manhã deste sábado (20), Ariel também seria homenageado no centro de treinamento do LEC para receber uma camisa oficial do time, na condição de torcedor fervoroso do Tubarão, pelo qual continua vibrando onde estiver.

O jornalista cumpre uma longa agenda em Londrina. Na manhã de quinta-feira (18), fez palestra na ACIL - Associação Comercial e Industrial de Londrina, para falar sobre o tema "Perspectivas Econômicas e Culturais da Relação Brasil X Argentina", a convite da ADVB-PR.

Na noite de quinta-feira também participou de um bate-papo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) no CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes), com professores, alunos e o público em geral.

De Londrina, o jornalista segue para o lançamento de "América Latina Lado B" em outras cidades do País, antes de retornar para Buenos Aires, onde vive.

O livro está à venda nas livrarias, no site da Globo Livros e na Amazon