Tudo foi meticulosamente estudado. Se na primeira parte dos anos 1980, os integrantes do U2 passaram boa parte de seu tempo nos Estados Unidos, a virada na carreira do grupo irlandês deveria começar exatamente pela terra dos caubóis. Mas, antes de adentrar no território ianque, era necessário cortar as amarras com a sonoridade do passado. Temáticas envelhecidas e o sonho adolescente da primeira metade da década seriam apagadas com o lançamento do experimental ''The Unforgettable Fire'', em 1984. Ao desbravar novos paradigmas, o U2 alcançou um novo público. E preparou-o para o que viria a seguir com ''Pride'' (''In the Name of Love''). A canção ditava o espírito da banda quando retratava o líder negro americano Martin Luther King.
Ao mesmo tempo em que sentiriam o calor das paisagens norte-americanas, Bono e cia. queriam voltar com ''Paris Texas'', de Wim Wenders, na cabeça, iniciaram a produção de ''The Joshua Tree'' em 1986. No mesmo ano, interromperam as gravações para participar da turnê da Anistia Internacional. Durante a viagem, Bono visitou países como Nicarágua e El Salvador, que resultariam nas letras de ''Bullet the Blue Sky'' e ''Mothers of Disappeared''.
Nesse período, a verve voluntária do vocalista do U2 começava a atravessar fronteiras. Quando estava na Etiópia, recebeu um cutucão que mudaria sua vida para sempre: ''Um homem veio para cima de mim e disse que eu deveria ficar com o filho dele, pois, caso eu não o tomasse, ele certamente morreria. Não sei se isso aconteceu ou não, mas de uma certa maneira, sempre levo esse garoto comigo. Quando tenho de ter forças para lutar contra algum mal do mundo, é normalmente nele que penso'', escreveu Bono no livro ''U2 by U2''.
Próximos a alcançar o topo da montanha, a banda teve de lidar com a falta de energia do guitarrista The Edge no início das gravações de ''The Joshua Tree''. Bono foi obrigado a empunhar uma guitarra para fazer o músico otimizar sua energia. Valeu a pena. O que The Edge exercita no início de ''Where the Street Have no Name'', ''I Still Haven't Found What I'm Looking Fo''r e ''With or Without You'' transformou-se na marca registrada do músico. Poucas notas, muita textura e atmosfera convergindo numa sonoridade capaz de levar o ouvinte às paisagens áridas dos EUA. Tudo isso graças à parceria com Daniel Lanois, que anabolizou o som de Edge. O guitarrista mostraria sua força em ''Bullet the Blue Sky'', música que retrata o descaso dos Estados Unidos com El Salvador na época. The Edge carrega sua guitarra de balas e sonoriza uma guerra pelos amplificadores.
20 milhões de cópias
Não é a toa que este é considerado o primeiro grande clássico do U2. ''The Joshua Tree'' é normalmente escolhido pelos críticos como o melhor álbum da banda e como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Em 2003, a obra foi ranqueada no número 26 na lista dos 500 álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone. Desde que chegou às lojas, vendeu mais de 20 milhões de cópias, venceu o Grammy de melhor disco, em 1988, e os colocou na capa da revista ''Time''.
Suas letras continuam tão atuais como na data de seu lançamento. Como descrito no encarte do CD pelo jornalista Bill Flanagan, ''Running To Stand Still (que originalmente fala de um casal que pretende se drogar com heroína) é para qualquer pessoa que se sinta presa numa circunstância impossível, ''Bullet the Blue Sky'' pode descrever o Iraque, Bósnia, Darfur...''
Em entrevista à revista ''Bizz'', em 1987, Bono apontou: ''As pessoas espertas colocam ''The Joshua Tree'' no toca-discos e pensam 'vou ouvir isso várias vezes'. Já as pessoas estúpidas põem o disco e apenas dizem 'Uau! Yeah!', e acham que isso é o máximo. Eu penso que esse disco, mais do que qualquer um dos outros, diz o que nós queremos dizer.''
O ''The Joshua Tree'' (Remaster) (Universal) que chega ao Brasil foi lançado em quatro versões nos Estados Unidos. Além de simples, pode ser adquirido com um CD duplo de capa dura, uma caixa com dois CDs e um DVD e um pacote de dois vinis. Demos, outtakes e lados B da época estão inclusos, bem como o documentário Outside Is America e um show no Paris Hippodrome em 4 de julho de 1987, no DVD.

SERVIÇO:
- Clássico ''The Joshua Tree'', com as faixas ''Where the Streets Have No Name''; ''I Still Haven't Found What I'm Looking For''; ''With or Without You'', ''Bullet the Blue Sky''; ''Running To Stand Still''; ''Red Hill Mining Town''; ''In God's Country''; ''Trip Through Your Wires''; ''One Three Hill''; ''Exit''; ''Mothers of the Disappeared''.
Lançamento- 9 de março de 1987
Produção- Daniel Lanois e Brian Eno

mockup