LANÇAMENTO - Diálogo de imagens
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O pesquisador Boris Kossoy provocou um curto-circuito no mundo acadêmico ao registrar em livro, na década de 70, que um francês radicado no Brasil poderia ser um dos possíveis inventores da fotografia. Nome do suposto desbravador: Antoine Hercule Romuald Florence. De acordo com o estudioso, ele teria realizado experimentos na década de 30 do século XIX que o capacitariam a reinvidicar a paternidade da fotografia.
Kossoy recapitula a descoberta, hoje aceita pelos historiadores, numa longa entrevista publicada no terceiro número da revista ''Discursos Fotográficos'', que será lançado hoje, às 21 horas, na Livrarias Porto (Catuaí Shopping). O título é uma publicação do Curso de Especialização em Fotografia, coordenado pelo professor Paulo César Bôni na Universidade Estadual de Londrina.
Com 270 páginas, o novo volume traz 11 artigos sobre diversos segmentos da fotografia, além da citada entrevista. O elenco de autores reunidos inclui nomes como Etienne Samain (da Unicamp), Adair Felizardo (Universidade Federal de Santa Catarina) e Fernando de Tacca (coordenador do núcleo de fotografia da Intercom).
Entre os temas abordados, há desde uma análise da cobertura fotojornalística dedicada pelos dois principais diários paulistanos aos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital), em maio de 2006, a uma investigação sobre a influência dos blogs de viagens no destino turístico de milhares de pessoas; passando ainda por um levantamento dos mais antigos fotógrafos de Londrina em atividade.
''Discursos Fotográficos'' tem circulação nacional, sendo considerada por muitos a melhor publicação brasileira em fotografia.
Serviço: - Lançamento da revista ''Discursos Fotográficos''
Quando: hoje, às 21 horas
Onde: Livrarias Porto (Catuaí Shopping), em Londrina
Quanto: R$ 20,00
Informações: (43) 3371-4328


