A constatação de que o brasileiro lê pouco confirma-se a cada nova pesquisa divulgada pela imprensa. Os índices assustam, particularmente quando registrados no meio universitário, onde o contato com os livros deveria ser de praxe. A professora Lucinea Aparecida de Rezende imaginou a hipótese de mudar esse quadro criando situações que transformem o ato de ler num ato de prazer.
A idéia foi desenvolvida em sua tese de doutoramento na Unimep, na qual salienta que a grande maioria dos estudantes não lê por paixão mas apenas em função da obrigadoriedade curricular. Ao debruçar-se sobre a aversão dos alunos aos textos, ela descobriu que muitos se afastam da palavra escrita por falta de repertório cultural. Em outras palavras: quanto menos conhecemos do que está sendo dito num texto, menos devotamos a atenção a ele.
O livro ''Leitura e Visão de Mundo: Peças de um Quebra-Cabeças'', organizado por Lucinea e que será lançado hoje, às 20h30, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, tenta mostrar que repertório cultural se adquire através das mais diversas leituras - e não apenas de textos impressos. ''A leitura é um ato de relação'' diz ela.
''Se eu não sou um leitor contumaz, meu repertório é pequeno e, portanto, não vou poder dialogar com o texto. Por isso, é preciso criar ambiências de leitura trabalhando múltiplas leituras, seja da palavra, do filme, da fotografia, da charge, do som ou da paisagem. A proposta é fornecer um vocabulário para a pessoa para que ela possa, por exemplo, assistir a um filme e compreender uma fotografia. A idéia é multiplicar referências para a leitura de diferentes suportes, trabalhando na construção do conhecimento''.
O livro, publicado pela Atrito Art Editorial, chega às prateleiras como um desdobramento do projeto ''Leitura-Paixão: o impacto de uma situação diferenciada'', que a professora desenvolve na UEL desde 2003. O projeto envolveu profissionais de diversas áreas que, através de palestras, revelaram a importância de ler. São eles que assinam os textos do volume.
A iniciativa reuniu o escritor Domingos Pellegrini; os professores Sérgio Paulo Adolfo, Isaac Antonio Camargo, Paulo Cesar Boni, Zizi Trevisan, Miguel Luiz Contani, Márcia Rejânia Souza Xavier e a própria Lucinea; a musicista Janete El Haouli; o médico Isaias Dichi; os jornalistas Carlos Eduardo Lourenço Jorge, Chico Amaro e José de Arimathéia Cordeiro Custódio; o empresário Klaux Nixdorf; e a advogada Ivana Nobre Bertolazo.
Lucinea lembra que o projeto transcendeu o Departamento de Educação, onde ela é docente, disseminando-se para outros setores da Universidade e até fora do campus. ''O Departamento de Engenharia me solicitou um curso de leitura e alguns médicos me convidaram para dar cursos particulares'' conta ela. Após o lançamento, o livro estará disponível inicialmente na livraria da UEL.
Serviço:
- Hoje: lançamento do livro ''Leitura e Visão de Mundo: Peças de um Quebra-Cabeça. Vários autores. Local: Museu Histórico Padre Carlos Weiss (Rua Benjamin Constant, 900). Horário: 20h30.