Jurgen KobelAs belezas naturais e exóticas do Pantanal brasileiro foram registradas pelas lentes do alemão Jurgen Kobel, num trabalho que está em exposição no Instituto Goethe, em Curitiba. A mostra conta ainda com flagrantes da natureza típica do Parque Nacional dos Everglades, na Flórida, Estados Unidos.
As imagens convidam a uma viagem pela rica biodiversidade e pela rara beleza natural destes dois ecossistemas. São plantas, insetos, aves, animais mamíferos e o próprio homem, fotografados com sutileza e sensibilidade.
Segundo o fotógrafo, apesar da distância, os dois destinos compartilham da mesma essência: são vidas que dependem profundamente do ciclo da água, mas que estão sofrendo desequilíbrios devido à influência humana.
Após se formar na Faculdade de Técnica Industrial, na cidade de Friedrichshafen, Kobel viajou por vários países da Europa e Ásia, sempre buscando uma aproximação com a natureza, com o autoconhecimento e com as experiências sobre a vida no campo.
Em 84, o fotógrafo passou a colaborar com entidades ambientalistas alemãs, atuando principalmente no campo da observação e catalogação de animais e plantas. Em 86 passou três meses conhecendo o pantanal mato- grossense e, logo em seguida, visitou o Everglades, nos Estados Unidos, quando elaborou o material que atualmente está sendo exposto.
O ambientalista alemão colaborou também, durante seis meses, com o planejamento dos projetos de educação ambiental e manejo de parques para a Fundação Estadual do Meio Ambiente no Mato Grosso (FEMA-MT), além de trabalhar com diversas organizações não-governamentais nacionais e internacionais. Kobel é ainda membro fundador da Associação Xama, com sede em Curitiba.
• Jurgen Kobel - exposição de fotografias, aberta até o dia 4 de abril, no Instituto Goethe (Rua Reinaldino de Quadros, 33), em Curitiba.

mockup