Kinoarte recebeu cerca de 800 inscrições para cursos gratuitos
Aulas online são realizadas desde fevereiro, com duas oficinas por mês; último curso do ano começa nesta segunda-feira (26)
PUBLICAÇÃO
sábado, 24 de maio de 2025
Aulas online são realizadas desde fevereiro, com duas oficinas por mês; último curso do ano começa nesta segunda-feira (26)
Reportagem local

A temporada de cursos de realização audiovisual da Kinoarte já está chegando ao fim. Em quatro meses, sete oficinas foram ofertadas e cerca de 800 pessoas se inscreveram para os cursos de roteiro, direção criativa para documentários, produção cultural, cinema feito por mulheres, figurino, aspectos jurídicos e crítica de cinema.
A última oficina do ano será ministrada pela cineasta e sonidista Bianca Martins. “Narrativas Sonoras” começa nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 30. O curso é de online e gratuito, pela plataforma Zoom. As inscrições já se encerraram.
A oficineira vai explorar o departamento de som em produções audiovisuais. “A oficina tem como objetivo analisar a cadeia de produção de som de um filme e desmistificar a ideia de que a parte de áudio é complexa ou mais difícil de entender que a imagem”, explica a professora. Ela deixa claro que o curso pode ser realizado por todo mundo que se interessa por cinema, não sendo necessário experiência prévia na área. “Será uma ótima oportunidade de entender o papel do som nas narrativas e que ele deve ser pensado como parte integral da história”.
OFICINAS
“Saio não somente contente, mas também com a sensação de uma jornada de aprendizado completa”, diz o documentarista Gabriel Bispo, que participou da oficina Direção Criativa Para Documentários, com Fabiano Maciel, em fevereiro. Bispo já conhecia o oficineiro e disse que a experiência vai servir para continuar aprendendo. “O conteúdo estava claro, o que possibilita a profundidade nos estudos dos temas posteriormente.”
Marina Bigardi, produtora da Kinoarte, explica que a diversidade de cursos oferecidos é uma forma de incluir diferentes públicos que se interessam por cinema. “Para além da participação de quem gosta de aprender sobre realização audiovisual, seja fazendo roteiros, captando som, ou pensando a direção artística, queremos oferecer capacitação principalmente visando os profissionais londrinenses.”
A Kinoarte promove oficinas teóricas e práticas desde 2005 por meio do projeto Oficinas Kinoarte e dentro da programação do Festival Kinoarte de Cinema. Vários profissionais da arte cinematográfica já foram convidados para lecionar nas oficinas, como Ruy Guerra, e Murilo Hauser, roteirista premiado no Festival de Veneza por seu trabalho em “Ainda Estou Aqui”, que também levou o Oscar de Melhor Filme Internacional este ano.
As oficinas são uma realização Kinoarte com produção da Leste e contam com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) via Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. (Com assessoria)

