Karol Conká: nome artístico se deve ao pai, que desde criança ensinou que ela deveria dizer que seu nome não era com C, mas com K
Karol Conká: nome artístico se deve ao pai, que desde criança ensinou que ela deveria dizer que seu nome não era com C, mas com K | Foto: Adriano Vizoni/ Folhapress

Karoline dos Santos Oliveira, mais conhecida como Karol Conká, nasceu no dia 1 de janeiro de 1987, em Curitiba (PR). Hoje, Karol é rapper, produtora, modelo, apresentadora brasileira e é conhecida por suas músicas de empoderamento racial e direitos feministas.

Antes de ser conhecida nacionalmente pelos seus hits e apresentações pelo País, Karol Conká cresceu em uma família humilde da capital paranaense. Inspirada pela sua mãe, começou a escrever poemas e canções ainda muito nova. O nome artístico aconteceu por influência do pai, que desde criança ensinou que ela deveria dizer que seu nome não era com C, mas “Karol com K”.

Ao participar do BBB 21, a rapper mostrou personalidade forte e pouca empatia com outros integrantes do jogo e seu comportamento teve um efeito fulminante: foi eliminada no paredão desta terça-feira (23) , que disputava com Gil e Arthur. Sua eliminação foi lembrada através de um de seus hits de maior sucesso chamado "Tombei", foi assim que Tiago Leifert anunciou o tombo de Karol, que foi mesmo feio. Ela foi eliminada com 99,17% dos votos, a porcentagem fica entre os cinco maiores recordes de eliminação da história do programa.

Mas quem é cantora que mostrou tão pouca empatia no reality?

Aos 13 anos, Karoline já participava de concursos de dança contemporânea em sua cidade natal e após alguns anos, entrou para o grupo “Agamenon” que lançou uma mixtape com sete músicas.

Com 17, Karol começava a dar os primeiros passos profissionalmente, cantando em alguns shows regionais. Aos 19, Karoline descobriu que estava grávida de seu filho Jorge, mas a notícia não fez com que desistisse da carreira, fez com que tivesse ainda mais força para continuar.

Após ter dado à luz, Conká se ausentou dos palcos e quando o filho completou dois anos, a cantora entrou numa forte depressão. Com ajuda da família e acompanhamento médico, Karol melhorou e voltou aos palcos com seu gênio forte e mais preparada do que nunca.

Em 2013, Conká lançou seu primeiro álbum completo, o “Batuk Freak”, com os hits ‘Boa Noite’ e ‘Gandaia’ que alavancaram sua carreira dentro da indústria fonográfica brasileira, e ainda no mesmo ano, ganhou o prêmio de Artista Revelação, pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Dois anos depois, a curitibana anunciou o maior de todos os seus hits lançados até então. A música ‘Tombei’ foi um sucesso das paradas de todo o Brasil, caiu no gosto do povo e fez Karol Conká ganhar novamente o prêmio de melhor artista revelação, além de chegar em outro patamar com sua carreira, alcançando alguns dos holofotes internacionais. Foi então que em 2016, ficou conhecida internacionalmente após se apresentar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

Após ter declarado sua bissexualidade em entrevistas a grandes veículos do País, a música "Bate Poeira" -tema de abertura de 'Malhação - Viva a Diferença’ e faixa do primeiro álbum da rapper - a associou à representatividade LGBTQIA+ contida na letra que, ainda hoje, no calor das hostilidades que provoca e vem sofrendo, serve para explicar seu lugar no mundo: "Pouco me importa sua etnia/ Religião, crença, filosofia/ Absorvendo sabedoria/ Desenvolvendo meu dia-a-dia/ Nesse mundo poucas coisas são certas/ Amor, sorte, morte, a vida que se leva/ Do sul para o norte, da Ásia à América/ Se errar é humano, o erro te liberta"

Em entrevistas ao longo dos anos, Conká revelou ter sofrido diversos tipos de preconceito, tanto por estar começando na carreira, quanto por ser mãe solteira e negra. Mas para ela isso só a fortaleceu ainda mais.

Contudo, após sua entrada no Big Brother Brasil 2021, as consequências de suas atitudes dentro do reality vem causando diversas reações no público. Sendo cotada como uma participante forte dentro do jogo, Karol Conká deixou a desejar com o passar dos dias. Contratos de shows e programas vêm sendo cancelados e a rejeição do público só aumentou.

Nas ruas de Londrina, rejeição a Karol Conká virou até peça publicitária em clima de zoação
Nas ruas de Londrina, rejeição a Karol Conká virou até peça publicitária em clima de zoação | Foto: Isaac Fontana Frame Photo/ Folhapress

Muitos de seus colegas de profissão temem pela saída de Karol do programa por causa das marcas que isso pode deixar na sua carreira. Com um alto nível de rejeição dentro do reality, isso pode afetar a sua imagem e ter impacto financeiro na vida da rapper. Muitos internautas consideravam por antecipação que o cancelamento seria a cartada final para a cantora, no quesito de aprender e arcar com suas atitudes,

mas será que só existe essa opção? Será que a única forma de mostrar que suas atitudes foram ruins é chegar ao extremo, a ponto de acabar com a carreira dela? Karol Conká é totalmente responsável pelas suas atitudes, mas deve ser mais que o personagem da edição do BBB 21.

Reveja aqui o clipe de "Tombei", um dos maiores sucessos de Karol Conká que diz muito sobre ela.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora