JOVENS TALENTOS - Londrinenses se apresentam na França
A cada dia, a vida é uma viagem nova, que parte sempre do lugar comum em que se está agora para levar aos lugares só visitados nos sonhos mais impossíveis.
Uma viagem ao redor da própria vida, que nunca volta ao ponto inicial, mas que vai cada vez mais longe, como a viagem que os jovens e adolescentes do Grupo Cristal, do Centro de Produtores Independentes de Arte e Cultura (Cepiac), do Conjunto Habitacional João Paz, na zona norte de Londrina, farão.
O grupo desenvolve o projeto Percussão, Dança e Canto, num dos pontos de cultura do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com o Festival Internacional de Londrina (Filo).
Há quase nove anos, alguns deles embarcaram nas atividades e, juntamente com os que foram chegando, se preparam para a mais longa aventura com destino à França, depois que se embrenharam nos muitos caminhos que a cultura e a arte podem levar.
A visita do elenco à cidade de Stainz, na região metropolitana de Paris, para apresentar o espetáculo Flores e Cantigas, que estreou no Filo, se tornou realidade a partir do contato com o grupo francês Studio Théâtre, através da londrinense Margareth Almeida atualmente fazendo mestrado em Artes Cênicas em Paris , que convidou a diretora artística, Marjorie Nakache, para conhecer o trabalho.
Marjorie veio à última edição do Filo, encerrada em 22 de junho, e se encantou com o espetáculo Flores e Cantigas, que o grupo Cristal levará na bagagem à viagem dos sonhos. Serão pelo menos cinco apresentações e oficinas em que o grupo ainda receberá cachê pelas performances.
Espetáculo aborda o universo feminino através do cancioneiro popular. O roteiro é o despertar da mulher no seu cotidiano, desde a família, a casa, o trabalho, os amores, os medos e as dúvidas
O intercâmbio prevê que o Studio Théâtre também participará da próxima edição do Filo, ministrando workshops aos integrantes do Cristal. Os jovens londrinenses receberão do grupo francês apoio financeiro para hospedagem, alimentação e despesas com passaporte





