Jovens interessados pelo programa espacial americano têm no U.S. Space Camp a chance de participar de um treinamento inédito. O U.S. Space Camp é um acampamento para jovens com idade entre 10 e 15 anos. Eles passam uma semana nas dependências da NASA como se estivessem sendo preparados para participar da próxima missão espacial.
O programa foi criado a partir de uma idéia de Von Braun. Ele acreditava que as instalações de um centro de treinamento para astronautas seria o local perfeito para um acampamento de jovens por reunir um grande playground eletrônico e um ambiente perfeito para desenvolver o interesse e o conhecimento na alta tecnologia e estudo das ciências exatas.
Seguindo esse ideal, o acampamento foi implantado em 1982 nas dependências do U.S. Space & Rocket Center, na cidade de Huntesville, Alabama. O objetivo didático é colocar os jovens em contato com a alta tecnologia, dando-lhes também uma visão bem realista de como a tecnologia irá evoluir nos próximos anos. Além disso, o interesse e a curiosidade pelos estudos das ciências são despertados através de atividades práticas, e o trabalho em equipe desenvolve a liderança e a tomada de decisões.
Durante o treinamento os participantes aprendem noções de física, matemática, ciências, alta tecnologia e informática. Tudo em meio a um ambiente bem divertido, sem o compromisso com salas de aula ou notas, tendo apenas a motivação de poder conhecer como poderá ser o futuro no próximo milênio. Ao final do programa, acontece a formatura com entrega de certificado de participação no Programa Espacial. Os que se destacam recebem outras condecorações.
Os interessados em participar do programa devem possuir conhecimentos básicos em inglês, apresentar boa condição física e interesse pelo tema aeroespacial. Estarão assegurados com seguro-saúde, além de poder contar com o serviço de enfermaria do Space Camp. O grupo ficará hospedado nos alojamentos do U.S. Space Camp (onde há completa segurança 24 horas por dia). O acampamento é protótipo de uma estação espacial.Arquivo FolhaJovens são preparados como se fossem participar da próxima missão espacialDa Redação

mockup