DivulgaçãoFilarmônica Jovem de Boston: músicos que têm entre 13 e 18 anos arrancam elogios da crítica no mundo inteiroQuando os pouco mais de 100 músicos da Orquestra Filarmônica Jovem de Boston ocuparem seus postos, esta noite no Guairão, a platéia verá de início uma garotada alegre, dos 13 aos 18 anos, posicionando-se para executar um concerto. Até aí, nada demais. A surpresa acontece quando começam a tocar - produzindo uma sonoridade das mais felizes, esses garotos são cada vez mais aplaudidos em diversas partes do mundo.
Curitiba é a última cidade brasileira a receber os músicos. Eles começaram a turnê sexta-feira passada pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, passaram por São Paulo, Campinas, estiveram ontem em Porto Alegre e hoje fazem a apresentação de despedida.
O programa traz na primeira parte Leonard Bernstein (‘‘Abertura de Candide’’), e Heitor Villa-Lobos (‘‘Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4’’). A segunda parte é reservada para a ‘‘Sinfonia nº 5’’, de Gustav Mahler. Na regência estará o maestro Benjamin Zander.
Ele é o responsável pelos grandes momentos da Filarmônica nos últimos 25 anos (a orquestra tem 35). O CD com a ‘‘Sagração da Primavera’’, por exemplo, foi considerado pelo jornal ‘‘The New York Times’’ como um dos dez mais significativos eventos musicais de 1992.
O Classic CD Magazine elegeu-o como uma das cinco melhores versões de Stravinsky. A recém-gravada ‘‘Sexta Sinfonia’’ de Mahler, está entre as três melhores gravações já feitas da obra, segundo a ‘‘Fanfare Magazine’’. Um documentário sobre a orquestra, ‘‘A New World of Music’’ ganhou diversos prêmios em festivais, e foi indicado para o Prêmio Emmy.
AplausosA crítica dos diversos países por onde a orquestra passou desfaz-se em elogios à técnica e entusiasmo que ela possui. Sobre os músicos escreveu o crítico do ‘‘Chelsea Clinton News’’: ‘‘Eles foram moldados pelo inglês Zanger no que seria um grupo extraordinário se a sua média de idade fosse de 25 anos. Sendo na realidade de 15, é um grupo fenomenal’’.
‘‘Esses jovens comprometeram suas almas com a música. Que sorte a nossa!’’, congratulou Janet Tassel, do ‘‘Boston Herald’’. ‘‘As pessoas cujos corações não se derretem com a visão e o som dessa orquestra jovem não amam nem crianças nem música’’, decretou o crítico do ‘‘Wiener Zeitung’’.
As citações somam-se às dezenas. Outro indicativo da importância desses jovens foi o sucesso ocorrido em Buenos Aires. O encerramento da turnê se deu no Teatro Colón. Com lotação esgotada, a casa presenciou um de seus grandes momentos: os músicos foram aplaudidos numa verdadeira ovação durante dez minutos.
Serviço:Orquestra Filarmônica Jovem de Boston, regência de Benjamin Zander. Programa: ‘‘Abertura de Candide’’, de Leonard Bernstein; ‘‘Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4’’, de Villa-Lobos, ‘‘Sinfonia nº 5’’, de Mahler. Única apresentação hoje no Guairão, às 21 horas. Ingressos: R$ 15,00 (platéia e 1º balcão); R$ 10,00 (2º balcão).

mockup