Johnny Rivers relembra romantismo do RB
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de setembro de 1998
Luiz Claudio Oliveira 
Teve um tempo em que dançar de rostinho colado a música Do You Wanna Dance era meio caminho andado para ficar com uma garota. Se ela aceitasse, era sinal de que estava a fim. Muitos namoros começaram embalados à voz do americano Johnny Rivers, esse mesmo que estará hoje, pela primeira vez em Curitiba, na Forum.
O herói branco e romântico do Rhythm and Blues está, para usar uma expressão da época em que ele fazia sucesso, catituando (divulgando) seu mais recente disco, o álbum Last Train to Memphis. Quanto ao disco, este é o primeiro do artista depois de 15 anos sem uma bolachinha nova.
Esta é a quarta vez que ele vem ao Brasil. As primeiras foram, respectivamente, nos anos 78, 80 e 83. Mas o cantor continua em forma e no domingo arrastou 70 mil pessoas para vê-lo no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Last Train mistura tendências que vão do country ao funk, com um enfoque moderno para reerguer a carreira deste artista de 55 anos. O álbum tem 13 faixas entre composições novas, regravações e homenagens. Dentro deste último critério, o álbum é dedicado a Carl Perkins, que morreu em janeiro deste ano. Para homenageá-lo, Rivers - que não escondia ter sido influenciado por ele, que depois virou seu amigo - gravou um dos grandes sucessos do guitarrista, Blue Sued Shoes (Jim e Vicki Hendricks), que depois passaria por tanta gente no rock. Entre outros clássicos, no disco e no show, também está a música Rollign Stone, de Muddy Waters.
Rivers nunca foi um músico radical, ou de extremos. Sua carreira, como a de tantos outros, inclusive Elvis Presley, foi manobrada para fazer uma equivalência branca aos magistrais negros do blues e do rock. Lembre que falamos dos Estados Unidos e da década de 60, quando o preconceito era ainda muito maior do que hoje.
Isso não quer dizer que o cantor não tenha suas qualidades. Caso contrário, não teria vendido os milhões que vendeu. Certamente, a Forum estará hoje repleta de quarentões e superiores, lembrando o tempo em que dançavam Do You Wanna Dance. Talvez estejam presentes alguns filhos de casais que tenham começado ou incrementado o namoro ao som de Johnny Rivers.
Show de Johnny Rivers - apresentando o disco Last Train do Memphis. Hoje, na Forum (Rua João Palomeque, 80, fone: 347-4000), a partir das 21h30.


