A fama, a morte prematura e violenta e a excentricidade de um ídolo de gerações são ingredientes e tanto para narrar uma história e atrair a atenção do público. Passados 40 anos do assassinato do cantor e compositor John Lennon, a data precisa é 8 de dezembro, a recém-lançada obra "Quem Matou John Lennon - As vidas, os amores e as mortes do maior astro do rock", de Lesley-Ann Jones é um exemplo de que o assunto rende até os dias atuais.

Para os mais maduros, que ouviram em vida ou ou mais jovens, que conheceram em outra fase o músico, as publicações, autorizadas ou não - aguçam a curiosidade. Nem que seja dos mais conhecedores, só para conferir se as informações procedem ou se há algo novinho em folha e revelador. A brochura de 432 páginas traz fotos e embora como a própria sinopse indique "Todos nós sabemos o final", o lançamento tem movimentado as estantes - das livrarias físicas e virtuais. A autora, a jornalista Jones é reconhecida como biógrafa de músicos e estrelas do rock, sendo responsável pela biografia mais vendida de Freddie Mercury no Brasil.

.
. | Foto: AFP

A publicação é considerada uma investigação fascinante, na qual a autora inglesa apresenta um retrato completo de John Lennon homem: sua vida, sua música, seus relacionamentos e sua morte. O britânico foi ativista da paz e co-fundador dos Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular. "Todos nós sabemos o final, aconteceu numa segunda-feira em Nova York, no dia 8 de dezembro de 1980. Em 2020, o mundo comemora os 80 anos do nascimento e chora os 40 anos da morte de John Lennon. John Lennon era o Beatle preferido de muitos. Era também o mais complexo e contraditório. Sua vida foi tirada no auge de sua história, quando estava apenas na metade da jornada. Mais do que qualquer outro artista, John Lennon veio a ser considerado o símbolo de sua época. Mas quem ele realmente era?", questiona.

.
. | Foto: Reprodução

Serviço:

Livro: Quem Matou John Lennon - Lesley-Ann Jones - As vidas, os amores e as mortes do maior astro do rock; 1ª edição; Editora Rocco; R$89,90

Relembre uma das canções antológicas de John Lennon:

Mind Games ( álbum de 1973)