A trajetória de Jesus Cristo pode ser comparada a um roteiro cinematográfico que dispensa adaptações. Os episódios religiosos narrados na Bíblia já renderam centenas de filmes nos quais Ele é o protagonista. Mais de dois mil anos após o seu nascimento, a história do menino nascido em Nazaré continua fascinando espetadores pelo mundo afora com cinebiografias que se renovam a cada temporada natalina.

Estatísticas apontam que cerca de um terço da humanidade seja adepta ao cristianismo. Portanto, não é de se estranhar que a história de Jesus Cristo esteja entre as mais retratadas em filmes. O primeiro deles é um curta-metragem de 1897 com o ator Jordan Willochko fazendo o papel do filho de Deus. Já o primeiro longa, intitulado "The Horitz Passion Play" e dirigido por Walter Freeman, foi lançado nos Estados Unidos em 1927, apenas dois depois da invenção do cinema.

Desde então, Jesus Cristo se tornou um dos maiores personagens das telonas, tendo sido interpretado por centenas de atores dos quatro cantos do mundo. De acordo com o IMDb (Internet Move Database), uma das maiores base de dados online sobre cinema e tudo o que envolve a indústria do entretenimento, existem mais de 500 produções das quais Ele é o personagem principal.

Entre produções que se tornaram clássicas e outras mais recentes, é possível encontrar nas plataformas de streaming bons títulos de filmes e séries que narram a história de Jesus. Um exemplo é “O Filho do Homem”, filme que foi lançado em 2019 e pode ser visto no Amazon Prime Vídeo. Dirigido por Alexandre Machafer, o longa foi aprovado por 86% do público que o assistiu.

“A Bíblia”, disponível na Netflix, minissérie em cinco partes  tem histórias de Jesus com lindas imagens em computação gráfica
“A Bíblia”, disponível na Netflix, minissérie em cinco partes tem histórias de Jesus com lindas imagens em computação gráfica | Foto: Divulgação

Outra dica é a minissérie “A Bíblia”, disponível na Netflix. Dirigida por Mark Burnett, a produção acompanha desde a Gênesis até o Apocalipse, em cinco partes de duas horas cada. Cada uma das partes contém de duas a três histórias bíblicas, contadas através de imagens e computação gráfica. Histórias como A Arca de Noé, Êxodus, e o nascimento, morte e ressurreição de Jesus estão incluídas no roteiro marcado por efeitos especiais e grandes atuações que têm rendido vários elogios dos espectadores.

Filmes sobre a história de Jesus Cristo

O Filho de Deus (Amazon Prime Vídeo)

Dirigido por Christopher Spencer e lançado em 2014, este filme é considerado um dos melhores para assistir no dia de Natal, pois conta a emocionante história do nascimento do Messias. Vindo de uma pescaria fracassada, Pedro (Darwin Shaw) encontra Jesus Cristo (Diogo Morgado), que o convence a segui-lo. Logo Cristo reunirá 12 apóstolos que têm por missão espalhar seus ideais pela Terra. Entretanto, por mais que pregue o amor ao próximo e a compaixão, sua crescente popularidade desperta a ira de pessoas importantes de Jerusalém, que não desejam que o status quo seja alterado. A traição de um de seus apóstolos, Judas (Joe Wredden), faz com que Cristo seja capturado e levado a julgamento

A Estrela de Belém (Netflix)

Voltada para o público infantil, a animação dirigida por Timothy Reckart foi lançada em 2017. No roteiro, Bo é um jovem asno que está cansado de ficar aprisionado em um estábulo, onde sempre anda em círculos para fazer com que o moinho funcione. Incentivado pelo pássaro Davi, seu melhor amigo, ele consegue escapar e, na fuga, se esconde em meio a uma festa de casamento. Ao término do evento, ele é encontrado pela recém-casada Maria, que carrega no ventre aquele que será conhecido como o filho de Deus. O filme traz uma versão criativa da história do nascimento de Cristo.

Jesus – A História do Nascimento (Amazon Prime Vídeo)

Lançado em 2006 e dirigido por Catherine Hardwicke, esse filme conta com 92% de aprovação do público que o assistiu na plataforma de streaming. O longa conta a saga vivida por Maria desde a visita do anjo Gabriel até a perseguição sofrida após nascimento de Jesus Cristo.

"O Jovem Messias" traz a vida de Jesus na infância, filme é baseado na obra de Anne Rice “Cristo Senhor – A Saída do Egito”
"O Jovem Messias" traz a vida de Jesus na infância, filme é baseado na obra de Anne Rice “Cristo Senhor – A Saída do Egito” | Foto: Divulgação

O Jovem Messias - (Netflix)

Baseado na obra de Anne Rice “Cristo Senhor – A Saída do Egito” essa história aborda um período pouco conhecido pelos cristãos, a infância de Jesus. Dirigido por Cyrus Nowrasteh e lançado em 2016, o longa narra a história de Jesus desde os sete anos, quando ele descobre o “segredo” que seus pais guardavam sobre sua origem divina e como Ele a família lidam com a perseguição do filho do Rei Herodes.

Últimos dias no Deserto (Netflix)

Baseando-se livremente na passagem do Novo Testamento que trata da viagem do Messias, o filme é dirigido pelo cineasta colombiano Rodrigo García. No longa lançado em 2015, Jesus Cristo viaja sozinho pelo deserto, em sua peregrinação rumo a Jerusalém. Ao longo do caminho, além de confrontar a personificação do Diabo, que lhe impõe tentações e desafios.

Jesus Cristo Superstar – Now

Versão musical e pop dos últimos dias da vida de Jesus, a partir de sua chegada a Jerusalém, o filme de 1973 foi dirigido por cineasta canadense Norman Jewison. Trata-se de uma adaptação cinematográfica da ópera rock homônima de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice. O roteiro gira em torno do conflito entre Judas e Jesus durante a semana antes da crucificação.