Jeff Beck está de volta
Marcelo Moreira
Agência Folha
O novo trabalho do guitarrista inglês Jeff Beck, lançado no começo deste ano, reacendeu a sua vontade de fazer excursões. Ele prepara uma grande turnê pelos Estados Unidos. Desde 1989 o guitarrista não faz uma verdadeira turnê internacional. Depois de muito tempo parado, apenas cuidando de sua enorme coleção de carros e de seu imenso jardim na Inglaterra, Beck decidiu retomar os shows no ano passado.
Com uma nova banda, reunida em junho, ele ensaiou as músicas que estariam no CD lançado neste ano, Who Else?, e o repertório de possíveis shows que seriam realizados. Em meio às gravações, Beck fez cerca de 20 shows esporádicos na Inglaterra, na Alemanha, nos Estados Unidos e no Brasil no segundo semestre de 1998.
As apresentações foram retomadas, ainda que de forma esporádica, em fevereiro desde ano, pouco antes do lançamento do novo CD. Sinto-me tranquilo e contente por retomar os shows. Achei que estava ficando enferrujado e já não tenho mais grandes restrições a turnês, disse Beck a um jornal inglês, em declaração que foi reproduzida em sites sobre o guitarrista na Internet.
A grande novidade é que o repertório de Jeff Beck poderá mudar. Ele anunciou que vai incluir músicas que ele nunca tocou ao vivo e músicas dos Yardbirds, lendária banda de blues-rock inglesa dos anos 60, na qual beck substituiu Eric Clapton em 1965. Beck pretende manter segredo sobre o repertório, mas diz que fará questão de incluir na turnê a música Becks Bolero, nunca antes executada por ele ao vivo. Gravada em 1968 e incluída no álbum Truth, o primeiro do Jeff Beck Group, banda que ele formou após sair dos Yardbirds. Becks Bolero é um dos maiores clássicos do rock. Instrumental, foi composta por Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zeppelin, que na época estava nos Yardbirds.
A gravação contou com Beck e Page nas guitarras, John Paul Jones no baixo (que era músico de estúdio antes entrar no Led Zeppelin em 1969) e ninguém menos que Keith Moon (The Who) na bateria. Músicos e técnicos de Beck alimentam as especulações sobre o repertório. De acordo com a apuração de duas revistas inglesas, devem aparecer no repertório Cause Weve Ended as Lovers, de Stevie Wonder (que Beck tocou no Brasil), Blue Wind, Freeway Jam, Goodbye Porky Pie Hat (do jazzista Charles Mingus), Blues de Luxe (gravada com Rod Stewart em 1968) e os clássicos dos Yardbirds Still Im Sad, Shapes of Things e Jeffs Boogie.





