Jeans em foco
Nathaniel GoldbergJEANS
EM FOCO
Maurício GuillenExposição reúne os
principais fotógrafos
de moda nacionais
e internacionais
Rosângela Vale
Ele acompanha o vaivém dos modismos com desenvoltura de veterano e cara de principiante. Transforma-se continuamente ao gosto das tendências, ao mesmo tempo em que é considerado o mais básico entre os básicos. Ao representar a moda e sua antítese, o jeans virou objeto cult. É o que mostra a exposição Photojeanic - The Jeans Cult, que abre amanhã no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, reunindo os melhores fotógrafos de moda do Brasil e do Exterior. O evento acontece paralelamente à quinta edição do MorumbiFashion, que apresenta as coleções primavera-verão 98/99.
Emmanuelle BernardO objetivo da exposição não é apontar as mudanças da roupa jeans ao longo do tempo, mas oferecer um olhar multifacetado para o fenômeno jeans. Os fotógrafos tiveram liberdade total de interpretação. A única exigência era que as fotos fossem inéditas, ou seja, que nunca tivessem sido publicadas, explica Tufi Duek, curador da exposição e dono da Forum, grife que patrocina o evento. Para ele, o jeans está acima da moda. É um patrimônio, quase uma utilidade doméstica, diz.
Ellen Von UnwerthA idéia de fazer uma exposição surgiu há um ano, juntamente com os designers Giovanni Bianco e Suzanna Cucco, também curadores, mas Tufi não sabia exatamente que tema escolher. Queria algo que valorizasse a fotografia de moda como elemento cultural, não como publicidade. O jeans foi o elo de ligação entre a minha idéia, a participação dos fotógrafos e a possibilidade de expor em um museu, observa.
Nomes como Peter Lindbergh, Terry Richardson, Nathaniel Goldberg e Ellen Von Unwerth - conhecidos pelos trabalhos publicados nas mais importantes revistas de moda do mundo - integram o casting estrelado por fotógrafos internacionais. A exposição conta ainda com auto-retrato de David Sorrenti, morto ano passado de overdose com apenas 19 anos. O fato contribuiu para a desvalorização do look heroína chique nas campanhas de moda. Entre os 21 fotógrafos brasileiros estão Bob Wolfenson, JR Duran, Gui Paganini, Emmanuelle Bernard, Vânia Toledo, Willy Biondani e Cláudia Guimarães.
Segundo Tufi, tamanha adesão ao projeto - ao todo são 56 fotógrafos - foi uma surpresa. Mandamos o convite através de cartas mas não esperávamos tantas respostas, conta. Antes mesmo de abrir as portas, Photojeanic já ganhou repercussão internacional: a badalada revista W publica matéria sobre o tema na sua edição de agosto, e a ID - bíblia dos modernos - dedica quatro páginas ao projeto na edição de julho. Algumas galerias de Paris já se mostraram interessadas em abrigar o evento, revela. No Brasil, a exposição já tem roteiro: passa pelo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
Todas as fotografias estão reunidas no livro de 160 páginas, com tiragem de 5 mil exemplares, que a Forum distribuirá para formadores de opinião e clientes vips do Brasil, e também para os principais editores internacionais de moda.
Photojeanic - The Jeans Cult, no Museu de Arte Moderna (MAM), parque do Ibirapuera, São Paulo. Dia 19 de julho, só para convidados, das 19 às 23 horas. De 20 a 26 de julho, aberto ao público das 9 às 22 horas.





