São Paulo - O laboratório feito por Jayme Matarazzo para criar o grafiteiro Rodinei, em ''Cheias de Charme'' (Globo), fez com que o ator levasse a arte das ruas para casa. Totalmente familiarizado com o grafite, ele transformou o escritório e o próprio quarto em estúdios para praticar o que aprendeu. ''Grafitei tudo e acabei pintando a parede várias vezes para grafitar de novo. Virou uma oficina'', brinca o ator.
Antes de ter as tintas e os canetões como companheiros, Matarazzo chegou a pintar muros, na época da escola. Mas foi com o laboratório intensivo para a novela que tomou gosto pela arte de rua. ''Lembro que, quando recebi o perfil do personagem, peguei pesado nos estudos e fui procurar um grafiteiro pela internet'', revela.
Entre os responsáveis por ensinar o ator a pintar está Marcelo Ment, que já grafitou em Barcelona e Paris. Matarazzo ainda se encontrou com a dupla OsGemeos, formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. No universo urbano desde o final dos anos 1980, eles são autores do grafite ''O Estrangeiro'', que foi removido do Vale do Anhagabaú, em São Paulo, em fevereiro deste ano. ''Tentei conhecer diferentes mundos. A arte que vai para a galeria, a que serve à publicidade, a da comunidade e a que já foi para fora do país'', conta.
Sobre a relação do papel na TV com a vida real, Matarazzo, que publica seus desenhos por meio do aplicativo Instagram, conta que Rodinei lhe deixou uma herança. ''Ele me deu esse olhar do artista, de pensar que o grafite é desenho, além de atitude e mensagem. Traz essa vida de moleque, mas culto'', afirma.

mockup