A atração de hoje na 1ª Mostra de Teatro Amador de Jacarezinho é o grupo Apeiron, de São João, que apresenta o espetáculo ‘‘Irene não sabe....’’ às 20h30, no Teatro do Conjunto Amadores de Teatro (CAT). Aberta na última segunda-feira, a mostra reúne até domingo sete grupos teatrais do Paraná. Duzentos artistas participam do evento. As peças serão apresentadas durante toda a semana, no mesmo horário e local. A expectativa dos organizadores é de que cerca de duas mil pessoas da região acompanhem os espetáculos.
Participam da mostra grupos de teatro amador das cidades de Toledo, Paranavaí, São João, Ponta Grossa, Jacarezinho e São Miguel do Iguaçu. A abertura ficou por conta da comédia ‘‘Solte o Boi na Rua’’, do grupo artístico cultural Casa da Cultura de Toledo.
Amanhã, o Grupo de Teatro Amador Municipal de Ponta Grossa (Gtam) encena ‘‘Um grito parado no ar’’. O espetáculo ‘‘Velório à Brasileira’’, do grupo Cenical’s, de São Miguel do Iguaçu, finaliza a mostra competitiva no sábado. No domingo, a Companhia Farol de Teatro e Dança de Jacarezinho encerra o evento com o drama ‘‘A Teoria da Loucura’’.
O diretor do Departamento de Cultura, Marcelo Medeiros Pereira, disse que o evento é importante para o reconhecimento da região como pólo teatral. ‘‘Este é o primeiro passo para que o município entre no circuito de festivais de teatro do Estado’’. A cidade abriga quatro grupos de teatro amador.
O evento é promovido pela CAT e tem o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Jacarezinho. Os principais artistas e grupos serão premiados pela comissão organizadora.
1ª Mostra de Teatro Amador de Jacarezinho. Até domingo, às 20h30, no Teatro do CAT (Av. Getúlio Vargas, 978), em Jacarezinho. O espetáculo de hoje é ‘‘Irene Não Sabe...’’, do grupo Apeiron, de São João. O ingresso pode ser adquirido por R$ 1,00 ou trocado por um quilo de alimento não perecível.