J. Fox vira 'aprendiz' no USA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 16 de junho de 1997
Da Redação 
A aventura Aprendiz de Feiticeiro (1991) é um dos destaques da programação de hoje dos canais a cabo. Michel J. Fox (De Volta para o Futuro) é um ator que, para interpretar o papel de um policial, passa a viver o dia-a-dia na academia de polícia de Nova York ao lado de um policial durão. O tira (vivido por James Woods de Era uma Vez na América), nada amistoso, está envolvido na perseguição de um assassino perigoso e não vê com bons olhos a presença do jovem ator egocêntrico na polícia. O filme é uma paródia corrosiva dos atores e até do público do cinema mas vai amolecendo a medida que os personagens se entrosam. O USA exibe a fita às 14 horas.
O ator Mel Gibson dirige e estrela Coração Valente(1995), filme que o Telecine reprisa a partir das 17h20. Trata-se de um épico ambientado na Escócia do século 13. Willian Wallace (Gibson) é o líder dos rebeldes que lutam pela independência de seu país. Paralela a luta pela liberdade, o herói busca vingança pela morte de sua esposa, brutalmente assassinada pelos ingleses. As batalhas de grandes proporções travadas entre os camponeses contra as tropas da Inglaterra proporcionam imagens espetaculares como se viam nos grandes épicos do passado. Pela produção realista e emocionante, Mel Gibson recebeu o Oscar de Melhor Direção.
Entre as obras de extrema sensibilidade que o falecido diretor polonês Krzysztof Kielowski (A Liberdade é Azul) deixou aos apreciadores do cinema de arte está Não Amarás (1988), filme que o Eurochannel exibe a partir das 16 horas. A fita é uma adaptação para as telas de um decálogo sobre os Dez Mandamentos. Tomek, um adolescente tímido e solitário, passa as noites olhando através de uma luneta a moradora do prédio de fronte ao seu. O ciúme faz com que a observação passe a ser uma intervenção na vida amorosa da personagem. Após algum tempo, Tomek se revela e uma relação complicada se estabelece. Kielowski se utiliza de muita criatividade e poucos recursos para contar essa história de suspense, ingenuidade e desilução amorosa.
O limite entre a ambição e a obsessão entram em questionamento na comédia de humor negro Um sonho sem Limite (1995), que a HBO reprisa, a partir das 20h30. Nicole Kidman (Dias de Trovão) é Suzanne, uma jovem do interior que aposta tudo em sua carreira na televisão. Ela decide produzir um documentário sobre adolescentes e recorre a três jovens desajustados. Juntos, eles formam um forte elo que promete torná-la a celebridade que sempre sonhou.
Uma história densa de desejo e traições desenham o roteiro de Sangue de Romeu (1994) que o Telecine volta a apresentar às 01h00. Uma família de mafiosos contrata um policial corrupto, vivido por Gary Oldman (Drácula de Bram Stoker), para exterminar uma assassina profissional. O duelo entre os dois é sangrento e desencadeia uma série de ações inusitadas permeadas por cenas de violência e nudez.


