'J. Carlos - A Figura da Capa'
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
O Zé Carioca, célebre personagem dos quadrinhos, não teria sido criado se não fosse a ponta do lápis de um brasileiro: o cartunista carioca J. Carlos (1884-1950), que desenhou o esboço de um papagaio e o entregou a Walt Disney durante uma viagem do americano ao Brasil. O episódio é lembrado no documentário ''J. Carlos - A Figura da Capa'', que estréia hoje no Canal Futura.
Dirigido pelo bisneto do cartunista, José Eduardo Brito Cunha, o filme conta a trajetória do artista reunindo depoimentos de personalidades como Chico Caruso, Lan, Isabel Lustosa e Zuenir Ventura. Embora nenhuma ocasional efeméride esteja em curso, J. Carlos será homenageado nesta temporada também durante o Carnaval do Rio de Janeiro no enredo da escola de samba Acadêmicos da Rocinha.
Dono de um traço limpo e elegante, ele foi o mais influente artista gráfico da imprensa brasileira na primeira metade do século 20. Seus desenhos estamparam por inúmeras vezes capas dos veículos mais influentes da mídia impressa do seu tempo, como ''O Cruzeiro'', ''Careta'', ''Fon-Fon'', ''Para Todos'' e ''O Malho''.
Em cinco décadas de atividades, criou cerca de 150 mil ilustrações. A maior parte do que restou dos originais está reunida na casa de seu filho em Petrópolis e será mostrada no documentário. J. Carlos retratou o carnaval, a política, as praias, o futebol, a mulher, os modismos e costumes. Suas obras, além de provocar riso, estimulavam a reflexão crítica do leitor.
Vale lembrar que o Rio de sua época foi marcado pela violência segregacionista empregada na expulsão da população pobre das áreas antigas para dar lugar a avenidas largas. J. Carlos foi um aliado dos excluídos, combatendo as arbitrariedades e abusos utilizados para implementar a reurbanização da cidade.
Com seus bicos de pena e pincéis, J. Carlos criou ''tipos'' impagáveis, como o ''Almofadinha'' e a ''Melindrosa'', figuras folclóricas do cotidiano carioca. Não por acaso, o definiram como mais revelador que a fotografia, já que conseguia captar não apenas a fisionomia mas a alma e o caráter de seus personagens.
Serviço
- J. Carlos - A Figura da Capa
Quando - Hoje, 20h30, com reprises nos próximos sábado, às 20h30; domingo, às 15h30; e segunda-feira às 16h
Onde - Canal Futura


