O Itaú Cultural abre hoje as inscrições para a edição 2001/2002 do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais, dirigido a artistas atuantes em todo o País que desenvolvam trabalhos em fotografia, escultura, objeto, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, site specific, intervenção, novas tecnologias e performance. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril, nas unidades do Itaú Cultural em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e em 24 instituições espalhadas pelo Brasil. No Paraná as inscrições podem ser feitas na sede da Fundação Cultural, à Praça Garibaldi, 7, no Largo da Ordem, CEP 80410-250. A ficha de inscrição e o regulamento completo do programa estão disponíveis no site www.itaucultural.org.br
Publicado em papel couchê, com quatro cores e formato 29 x 29 cm, o catálogo Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 1999/2000 – Mapeamento Nacional da Produção Emergente tem 180 páginas, custa R$ 50,00 e a partir da segunda quinzena de março poderá ser encontrado nas livrarias das principais cidades brasileiras. Como todos os produtos dos Itaú Cultural, o catálogo será distribuído gratuitamente a entidades educacionais e culturais de todo o País, que venham a solicitar a publicação por escrito, em papel timbrado assinado pelo diretor, enviado para Itaú Cultural - A/C Núcleo de Difusão - Atendimento: Av. Paulista 149 - 5º andar CEP 01311-000 São Paulo SP.
Publicado em co-edição com a Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a obra será lançada no dia 16, às 19 horas, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, durante a abertura da exposição Vertentes Contemporâneas, que encerra o cronograma de mostras do programa.
Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2001/2002 dá continuidade ao trabalho iniciado na edição anterior do programa (1999/2000) e tem por objetivo mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual contemporânea, detectando suas tendências.