Itamar Assumpção está na 1ª Mostra de Produção Independente no Sesc Pompéia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 03 de março de 1999
Por Mauro Dias 
São Paulo, 04 (AE) - Enquanto as grandes gravadoras se ocupam de máscaras rebolantes e pregadores dançantes, faz-se cultura, no mundo do disco, com a bravura dos selos independentes. São muitos, atuantes, importantíssimos. Parte do elenco de alguns desses selos estarão apresentando música - arte - na 1.ª Mostra de Produção Independente do Sesc Pompéia, que estréia amanhã com apresentações de Itamar Assumpção (selo Atração Musical), Quarteto Romançal (selo Madureira), Orquestra Popular de Câmara (selo Núcleo Contemporâneo) e Márcio Werneck e a Caboclada (selo do artista).
A mostra segue sábado, com espetáculos de Xangai e Quinteto da Paraíba (ambos do selo Kuarup), Luís Tatit e Suzana Salles (selo Dabliú) e Cláudio Guimarães (selo Combo). No domingo, apresentam-se Marcos Suzano (selo MPB), Sérgio Santos (selo Pau- Brasil), André Mehmari (selo Eldorado), Ulisses Rocha (selo Azul Records) e Pereira da Viola (selo Lapa).
É gente que quase não está no rádio ou na televisão. É, entretanto, a turma responsável pela melhor música que se faz no País. Que o leitor interessado não se assuste se não conhecer os nomes: essas gravadoras pequenas não têm dinheiro para pagar aos apresentadores de programas de auditório e aos programadores de rádio para que toquem seus discos. E é assim que a coisa funciona: pagou, tocou. Não pagou, esquece.
Não esqueçamos. E se o leitor interessado tem uma loja de discos preferida, pode, por exemplo, cobrar do dono da loja que encomende os discos dos selos indepentes. É a única maneira de vencer o círculo vicioso. Basta conferir, nos espetáculos do Sesc, quanto de bom está sendo deixado de lado.
Joyce - Ao mesmo tempo, no Sesc Vila Mariana, a cantora, violonista e compositora Joyce promove, de amanhã a domingo, o lançamento de seu disco "Astronauta - As Canções de Elis". Como indica o nome do CD - e do show -, é uma homenagem da grande compositora Joyce (de quem Elis gravou várias músicas, com as quais fez muito sucesso) à amiga Elis, em reinterpretações vigorosas e criativas. Só alguém com a personalidade musical de Joyce poderia abraçar um projeto assim e sair-se bem, como ela saiu.
Para não esquecer: Ney Matogrosso prossegue com o espetáculo "Olhos de Farol", que marca o lançamento de seu novo disco, no Olympia. O corajoso Ney escolheu autores novos para apresentar a seu vasto público. É outra forma de resistência.


