Uma nova Era Heróica surge no horizonte para os super-heróis da Marvel Comics, mas, para que isso aconteça, é necessário jogar todos em um universo mais sombrio. Foi com esse pensamento que o roteirista Brian Michael Bendis construiu uma complexa trama, em desenvolvimento no Brasil com o encerramento de ''Invasão Secreta''.
Para quem não acompanhou até aqui, ''Invasão Secreta'' é o ápice de uma conspiração alienígena armada pelos Skrull, seres que podem mimetizar a aparência e os poderes de nossos heróis, até mesmo em nível genético. Isso levou todos a desconfiarem uns dos outros e procurarem uma forma de descobrir quem são os originais e os impostores.
A edição número 8, que acaba de chegar ao Brasil, mostra o avanço dos heróis nessa descoberta e união de esforços de Reed Richards, Homem de Ferro, Nick Fury, entre outros, para expulsar os invasores. O mais legal de tudo isso não é o quebra-pau ou os belos desenhos de Leinil Francis Yu, e sim a conclusão.
Brian Bendis, que tem sido um ótimo administrador de personagens na Casa das Ideias, planeja colocar os vilões em primeiro plano na sequência dessa história. Algo que ele batizou como ''Reino Sombrio''.
''Invasão Secreta'' termina sem um fim, na verdade. O que vai fazer diferença mais tarde, para o Capitão América fazer sentido no mundo atual ou para um grupo como os Vingadores existir - unindo um certo deus do trovão, arrogante, e um super-inteligente bilionário alcóolatra metido a herói em armadura dourada-, por exemplo.
Novo Krypton - Enquanto os Lanternas Verdes empolgam, a Crise Final só deixa os leitores da DC Comics com os cabelos em pé para tentarem entender o universo decenauta, a cada dia mais complicado. Uma luz nessa escuridão por aqui é a bela fase por que passa o Superman, com o início de ''Novo Krypton'', neste mês.
Como todo mundo sabe, o planeta Krypton foi destruído quando seu último filho, Kal-El, foi enviado à Terra para ser nosso Superman, Clark Kent. A capital de Krypton, Kandor, foi diminuída pela tecnologia alienígena de Brainiac e posteriormente engarrafada.
Kandor voltou a ser tema atual. Além de vindouros capítulos de Smallville sobre o assunto, nesta nona temporada, a capital de Krypton volta a seu tamanho normal e começa a funcionar como uma cidade alienígena na Terra, no Pólo Norte, ao lado da Fortaleza da Solidão. Esta é a trama central de ''Novo Krypton''.
Os escritores Geoff Johns, James Robinson e Sterling Gates fazem um ótimo trabalho, ao lado de desenhistas como Gary Frank, Alex Ross e nosso brazuca Renato Guedes. Dão uma revigorada na mitologia do Superman, inventam novos coadjuvantes, aumentam o leque de possibilidades no cotidiano do Homem de Aço, sem precisar tanto de outros personagens, como Mulher-Maravilha ou Batman, por exemplo.
Esse frescor contagia os leitores mais antigos e oferece um ponto de partida para os mais novos, que vão se interessar ainda mais por essa fase. Afinal de contas, como é que os defensores da Terra vão lidar com 100 mil kryptonianos energizados pelo nosso sol amarelo? E de que lado Superman vai ficar? Bem, as curiosas respostas estarão no título mensal do Homem de Aço até meados de 2010.

Serviço
- Invasão Secreta nº 8 tem 60 páginas no formato americano (17 x 26 cm) e custa R$ 7. Superman tem 100 páginas no formato americano e custa R$ 7,50.