| |

DANÇA 5m de leitura

Intimidades coreografadas

17º Festival de Dança de Londrina termina com estreia de espetáculo do grupo Quasar e montagem de companhia italiana

ATUALIZAÇÃO
12 de outubro de 2019

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

O público londrinense terá a oportunidade de assistir à estreia nacional da nova montagem de uma das mais aclamadas e premiadas companhias de dança do País. A Quasar Cia de Dança apresenta neste sábado (12), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde, o espetáculo “Estou sem Silêncio”, um dos destaques da programação do 17º Festival de Dança de Londrina. No palco, o grupo goiano fará uma ode à mulher contemporânea com um elenco de quatro bailarinas que adentram o universo feminino para abordar questões muito íntimas.  

Idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, “Estou sem Silêncio” traz de volta o humor sutil e a irreverência, marcas registradas da companhia, que comemora 31 anos de criação. A inspiração surgiu a partir de um recorte de uma coreografia do espetáculo “Céu na Boca” (2009), em que quatro mulheres se alinharam em cena, sob luz difusa e esverdeada, e, ao som de Ray Conniff, se transformaram em estereótipos do que seriam comportamentos femininos. 

"Estou Sem Silêncio' espetáculo do renomado grupo Quasar (Goiânia) estreia no Festival de Londrina
 

 O novo espetáculo dá continuidade à cena em questão com algo novo, em que o corpo, sua imagem e, sobretudo, seus desejos vão nortear os movimentos e as coreografias da montagem. Casando o conceito de representação e problemas sociais, o grupo coloca, no palco, o universo íntimo feminino. A montagem foi produzida a partir da percepção de problemas sociais como violência doméstica, machismo, feminicídio e abusos contra a mulher. Além disso, as experiências de vida das bailarinas serviram de pano de fundo para compor os movimentos, numa dança contemporânea que mescla movimentos sensíveis e atitudes de firmeza. 

Baile infantil

O sábado de feriado será animado pela Trupe do Plantão Sorriso, que faz show gratuito no Zerão para criançada dentro da programação do Festival de Dança 2019. Trata-se do “Bailinho do Plantão”, que reúne e as canções clássicas que marcaram gerações passando pelos ritmos do baião, reggae, country music, ijexá, unindo um repertório conhecido cantigas folclóricas e populares, além de muitas brincadeiras. A apresentação será no Zerão (arena ao lado do Anfiteatro), às 17 horas.   

Encerramento 

 O encerramento da programação artística do 17º Festival de Dança de Londrina ficará a cargo do grupo italiano imPerfect Dancers Company, com o espetáculo  “Empty Floor", montagem que será apresentada no domingo (13), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde.  

“Empty Floor", montagem da imPerfect Dancers Company (Itália) encerra o Festival de Dança neste domingo (13)
 

Com tradução literal para o português que significa “Chão Vazio”, o espetáculo decorre do desejo de explorar o universo oculto e privado das pessoas que enfrentam a doença de Alzheimer. Com esta montagem, a imPerfect Dancers Company, da Itália, pretende mostrar que mesmo por trás da dor e constrangimento que a doença possa causar também podem existir momentos de força e alegria. 

 Serviço: 

17º Festival de Dança de Londrina 

Bailinho do Plantão para o Dia das Crianças 

Quando - Sábado (12), às 17 horas 

Onde - Zerão, ao lado do anfiteatro 

Espetáculo “Estou sem Silêncio”, com Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO) 

Quando - Sábado (12), às 20 horas 

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) 

Pontos de venda – Bilheteria do Teatro Ouro Verde e www.sympla.com.br 

Classificação indicativa: 10 anos 

Espetáculo “Empty Floor”, com imPerfect Dancers Company (Itália) 

Quando – Domingo (13), às 20 horas 

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85) 

Quanto – R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) 

Pontos de venda – Bilheteria do Teatro Ouro Verde e www.sympla.com.br 

Classificação indicativa: 14 anos 

Confira os vídeos dos espetáculos do fim de semana:

 Grupo Quasar

imPerfect Dancers Company (Itália)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS