O público londrinense terá a oportunidade de assistir à estreia nacional da nova montagem de uma das mais aclamadas e premiadas companhias de dança do País. A Quasar Cia de Dança apresenta neste sábado (12), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde, o espetáculo “Estou sem Silêncio”, um dos destaques da programação do 17º Festival de Dança de Londrina. No palco, o grupo goiano fará uma ode à mulher contemporânea com um elenco de quatro bailarinas que adentram o universo feminino para abordar questões muito íntimas.

Idealizado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, “Estou sem Silêncio” traz de volta o humor sutil e a irreverência, marcas registradas da companhia, que comemora 31 anos de criação. A inspiração surgiu a partir de um recorte de uma coreografia do espetáculo “Céu na Boca” (2009), em que quatro mulheres se alinharam em cena, sob luz difusa e esverdeada, e, ao som de Ray Conniff, se transformaram em estereótipos do que seriam comportamentos femininos.

"Estou Sem Silêncio' espetáculo do renomado grupo Quasar (Goiânia) estreia no Festival de Londrina
"Estou Sem Silêncio' espetáculo do renomado grupo Quasar (Goiânia) estreia no Festival de Londrina | Foto: Laysa Vasconcelos/ Divulgação

O novo espetáculo dá continuidade à cena em questão com algo novo, em que o corpo, sua imagem e, sobretudo, seus desejos vão nortear os movimentos e as coreografias da montagem. Casando o conceito de representação e problemas sociais, o grupo coloca, no palco, o universo íntimo feminino. A montagem foi produzida a partir da percepção de problemas sociais como violência doméstica, machismo, feminicídio e abusos contra a mulher. Além disso, as experiências de vida das bailarinas serviram de pano de fundo para compor os movimentos, numa dança contemporânea que mescla movimentos sensíveis e atitudes de firmeza.

Baile infantil

O sábado de feriado será animado pela Trupe do Plantão Sorriso, que faz show gratuito no Zerão para criançada dentro da programação do Festival de Dança 2019. Trata-se do “Bailinho do Plantão”, que reúne e as canções clássicas que marcaram gerações passando pelos ritmos do baião, reggae, country music, ijexá, unindo um repertório conhecido cantigas folclóricas e populares, além de muitas brincadeiras. A apresentação será no Zerão (arena ao lado do Anfiteatro), às 17 horas.

Encerramento

O encerramento da programação artística do 17º Festival de Dança de Londrina ficará a cargo do grupo italiano imPerfect Dancers Company, com o espetáculo “Empty Floor", montagem que será apresentada no domingo (13), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde.

“Empty Floor", montagem da imPerfect Dancers Company (Itália) encerra o Festival de Dança neste domingo (13)
“Empty Floor", montagem da imPerfect Dancers Company (Itália) encerra o Festival de Dança neste domingo (13) | Foto: Carla Falconetti/Divulgação

Com tradução literal para o português que significa “Chão Vazio”, o espetáculo decorre do desejo de explorar o universo oculto e privado das pessoas que enfrentam a doença de Alzheimer. Com esta montagem, a imPerfect Dancers Company, da Itália, pretende mostrar que mesmo por trás da dor e constrangimento que a doença possa causar também podem existir momentos de força e alegria.

Serviço:

17º Festival de Dança de Londrina

Bailinho do Plantão para o Dia das Crianças

Quando - Sábado (12), às 17 horas

Onde - Zerão, ao lado do anfiteatro

Espetáculo “Estou sem Silêncio”, com Quasar Cia de Dança (Goiânia-GO)

Quando - Sábado (12), às 20 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Pontos de venda – Bilheteria do Teatro Ouro Verde e www.sympla.com.br

Classificação indicativa: 10 anos

Espetáculo “Empty Floor”, com imPerfect Dancers Company (Itália)

Quando – Domingo (13), às 20 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto – R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Pontos de venda – Bilheteria do Teatro Ouro Verde e www.sympla.com.br

Classificação indicativa: 14 anos

Confira os vídeos dos espetáculos do fim de semana:

Grupo Quasar

imPerfect Dancers Company (Itália)