Um dos destaques na Mostra Latino-Americana de Arte é a presença do trabalho do coletivo Interlux Arte Livre, que há cerca de seis anos vem se expressando por meio de intervenções culturais com engajamento socioambiental pelas ruas de Curitiba.
''O documentário que vamos mostrar serve para ilustrar as ações que temos feito ao redor do (bairro) Alto da Glória. Os ''pólos irradiadores'', como chamamos, são espaços ociosos que sofrem intervenção. Por exemplo, um terreno baldio ou um estande de venda de apartamento abandonado sofre uma intervenção e a gente faz até festa na rua, para celebrar a rua como centro de convivência da comunidade'', explica o artista Juan Parada, de 28 anos, formado com especialidade em escultura pela Escola Música e Belas Artes do Paraná (Embap).
Criado desde meados de 2002 por um grupo de amantes pela arte, o Interlux Arte Livre tem como proposta interagir com artes plásticas e música e explorar lugares inusitados em centros urbanos. O grupo, por exemplo, pintou uma ''ciclofaixa'' para incentivar o uso de bicicletas no bairro Alto da Glória, não só como prática esportiva e de bem-estar mas também com cunho social e ambiental, para evitar o aumento da poluição e do já intenso tráfego na Capital.
O Interlux Arte Livre apóia iniciativas como a Bicicletada, uma ''pedalada consciente'' que acontece sempre na última semana do mês, a partir do Largo da Ordem, no Centro Histórico da Capital. Outro exemplo é a proposta de jardinagem libertária, em que o grupo sugere o reflorestamento urbano. ''Queremos fazer com que o cidadão se importe, saia um pouco do marasmo para se importar com o que é dele também'', diz Parada.
O vídeo que integra a Mostra Latino-Americana de Videoarte foi captado durante as ações realizadas pelo grupo em dois meses e resume um pouco as idéias do coletivo. ''O Interlux Arte Livre não é um coletivo fechado e sim uma idéia, a gente faz sempre com pessoas que têm a ver com cada ocasião. Participam em média dez pessoas, desde artistas até filósofos e sociólogos, desde que tenham a vontade de realizar uma manifestação cultural'', define o artista. (C.Y.)