Instantâneas
# Além do almoço, nos intervalos de gravação, a figuração costuma ganhar para lanchar frutas, como banana ou maçã, e suco. "Mas quem chega mais cedo, recebe um lanche diferente, com batata e refrigerante, por exemplo. Quando eles abrem a porteira, você sai correndo para pegar o seu", entrega Thiago Soares, que fez figuração em "Insensato Coração" e "Morde & Assopra", entre outras produções.
# Perto do Projac complexo de estúdios da Globo, na Zona Oeste carioca , há um bar, mais conhecido como "Bar dos Figurantes", onde todos se encontram depois das gravações. "É uma choperia que tem um karaokê. É o lugar onde eles se divertem", conta Rick Teixeira, que saiu de São Paulo para o Rio de Janeiro em busca de uma oportunidade como ator. Mas, para sobreviver, trabalhou como figurante até conseguir um emprego como cabeleireiro.
# Nas gravações, há os fiscais das agências, que cuidam da marcação de cena dos figurantes e conferem se todos estão com o figurino e maquiagem corretos.
# As novelas de Gloria Perez, geralmente, contam com uma grande equipe de figuração, como aconteceu em "Caminho das Índias" e "Salve Jorge". O que exige atenção redobrada da direção. "É preciso ficar de olho em tudo. Até porque alguns figurantes menos atentos ao que está sendo gravado podem entrar na frente dos atores", detalha Marcos Schechtman.
# É comum que o pagamento de um figurante não seja feito na hora da gravação. Em alguns casos, leva até dois meses para acontecer. No entanto, algumas agências entregam o cachê logo no set.





