Instantâneas
- ''Avenida Brasil'' tem muitas semelhanças com a série ''Revenge'', exibida pela ABC e criada por Mike Kelley. Exibida pela Sony no Brasil, a produção também conta a história de uma protagonista movida pelo desejo de vingança. Ambas as personagens se vingam de pessoas que destruíram sua família e mataram seu pai ainda na infância.
- ''Tieta'', protagonizada por Betty Faria em 1989, é uma das personagens mais vingativas da teledramaturgia. Após ser expulsa da fictícia Santana do Agreste pelo próprio pai, que a encontrou com um homem, ela retorna muitos anos depois, sedenta de vingança.
- Malu Mader é uma das atrizes que mais interpretou anti-heroínas vingativas em novelas. Além de Márcia, de ''O Dono do Mundo'', em ''Fera Radical'', a atriz viveu a enigmática Cláudia. Após ter assistido à chacina de sua família ainda na infância, ela retorna à antiga cidade para se vingar dos culpados que incendiaram sua casa.
- Em ''Passione'', Mariana Ximenes, na pele da ambiciosa Clara, se vinga de Saulo, personagem de Werner Schunemann, que a violentou na infância. Anos depois, ao seduzi-lo, ela o assassina colocando uma faca embaixo de um travesseiro e chamando-o para se jogar sobre ela na cama.





