É notória a retração no mercado dos quadrinhos. Por isso, chega a ser surpreendente que apareçam novas editoras investindo no gênero. É o caso da Nona Arte, que estréia nas bancas com dois títulos e já anuncia futuros lançamentos a cada dois meses.
As duas revistas trazem roteiros de André Diniz. Em ‘‘Fawcett’’, ele mescla ficção e realidade adaptando a saga do militar do exército inglês Percy Harrison Fawcett, na selva amazônica, em 1925. Baseada em fatos verídicos, a narrativa conta as aventuras de sua expedição, que teria vindo ao país para pesquisar minas de ouro e explorar as ruínas de Muribeca, uma cidade perdida originária de Atlântida.
A história é ilustrada por Flávio Colin, lenda viva da HQ brazuca e cuja trajetória é lembrada num texto-apêndice pelo não menos ilustre Júlio Shimamoto. Já em ‘‘Subversivos’’, a outra revista, os desenhos e arte final são assinados respectivamente por Laudo e Omar. Aqui, de novo, os personagens inspiram-se em episódios reais. A trama gira em torno de um grupo de militantes políticos de um suposto MRC (Movimento Revolucionário Comunista), que vive na clandestinidade nos tempos sombrios da ditadura militar brasileira.
A tensão do roteiro passa por assalto a banco, conflitos entre os próprios companheiros de guerrilha, sequelas por causa da tortura, passeatas estudantis e exílio. Pedidos: Caixa Postal 10.995. Agência 50.300-270. CEP 22020-970. Rio de Janeiro – RJ. Site: www.nonaarte.com.br. E-mail: [email protected]

mockup