Inscrições para oficinas do Festival DOBRA estão abertas
Nesta edição, as atividades formativas são destinadas aos mais diferentes públicos a partir dos cinco anos
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de julho de 2024
Nesta edição, as atividades formativas são destinadas aos mais diferentes públicos a partir dos cinco anos
Reportagem local
Já estão abertas as inscrições para as oficinas do Festival DOBRA de Arte Impressa, evento que será realizado de 27 de julho a 04 de agosto em Londrina. Nesta edição, as atividades formativas são destinadas aos mais diferentes públicos a partir dos cinco anos e nos mais diferentes espaços.
As oficinas são todas gratuitas, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.dobra.grafatorio.com .
Confira a programação:
Tipografia para mulheres: venha compor um texto de peso com letras de chumbo
Dias 27 e 28 de julho
Ministrante: Raquel Gapski [Curitiba]
Local: Vila Cultural Grafatório – rua Mossoró, 483
Horário: 14h às 18h
Resumo: Maiores de 18 anos que não tenham medo de sujar as mãos! Esta oficina visa introduzir a técnica da composição em tipos móveis para mulheres, visando suprir uma demanda de formação artística em uma área em que existe uma carência de mulheres em atuação.
O livro e suas impressões
Turma 1: 27 de julho | Turma 2: 28 de julho
Ministrante: Adriana Siqueira [Londrina]
Local: Vila Triolé Cultural – rua Etienne Lenoir, 155
Horário: 15h às 18h
Resumo: Crianças a partir de cinco anos ou menores com o acompanhamento dos responsáveis. Adultos também são bem-vindos. A artista e educadora Adriana Siqueira vai explorar a técnica de confecção de tinta a partir de pigmentos naturais, além da criação de um livro artesanal e da elaboração de seu conteúdo com as tintas produzidas pelas crianças.
Oficina Lambe-lambes únicos
Dias 29 e 30 de julho
Ministrante: Julia Radino (Busurpresa) [Londrina]
Local: Biblioteca do Centro Cultural Lupércio Luppi – Av. Saul Elkind, 790
Horário: 9h às 12h
Resumo: A artista londrinense Julia Radino irá capacitar os participantes a produzirem seus próprios lambe-lambes a partir de técnicas de pinturas manuais. A oficina traz uma conversa sobre os lambes, mostrando suas possibilidades e referências, com produção e colagem dos mesmos.
Gesto e impressão - Da monotipia a serigrafia
Dias 29 e 30 de julho
Ministrante: Vinicius Bardi [Londrina]
Local: Vila Cultural Grafatório – rua Mossoró, 483 –
Horário: 19h às 22h
Resumo: A oficina que combina duas técnicas de produção analógicas: a monotipia e a serigrafia. Inspirada pela obra da artista Mira Schendel, em especial nas suas monotipias, a ideia é unir a gestualidade do desenho e escrita manual da monotipia com as possibilidades estéticas da serigrafia, construindo uma conexão entre o desenho e a escrita com a experimentação de cores, formas e demais possibilidades de impressão serigráfica.
Oficina Revisitando o lápis da natureza – o primeiro livro de capturas fotográficas
De 31 de julho a 02 de agosto
Ministrante: Roger Sassaki [São Paulo]
Local: UEL – Departamento de Artes Visuais e Gráfica, Campus Universitário – Horário: 9h às 16h
Resumo: Nesta oficina os participantes irão fazer uma pequena reedição do The Pencil of Nature, livro produzido e editado pelo inglês W. H. Fox Talbot em formato de 6 fascículos que foram lançados de 1844 a 1846. Considerado o primeiro livro fotográfico comercial da história, possui 24 imagens produzidas por Calótipo (negativo de papel) que demonstraram as diversas aplicações que a fotografia poderia ter. O livro foi um marco histórico pelo ineditismo, qualidade e esforço do artista e quem participar da oficina poderá experimentar, de forma breve e intensa, como o trabalho foi feito no século 19.
Oficina Histórias de parede, causos de calçada – catAção gráfica
Dias 31 de julho e 01 de agosto
Ministrante: Flavia Mielnik [São Paulo]
Local: Vila Cultural Alma Brasil – rua Argentina, 693
Horário: 14h às 18h
Resumo: A oficina convida os participantes a abrirem os sentidos e percepções do corpo caminhante e do ato de coletar fragmentos para construção de narrativas cotidianas através da experimentação gráfica. Uma caminhada pelas ruas da Vila Brasil será o ponto de partida para coleta de texturas por meio da técnica de frotagem, para posteriormente serem somadas, em uma dinâmica de ateliê, a palavras e outros objetos coletados durante o percurso.
Oficina Quadrinhos para hoje
Dias 01 e 02 de agosto
Ministrante: Pedro Franz [Florianópolis]
Local: Casa Pomar – rua Carolina, 455
Horário: 9h às 13h
Resumo: Oficina teórica e prática que aborda características das histórias em quadrinhos contemporâneas através da apresentação de trabalhos de diferentes artistas. Com exercícios práticos e de análise, os participantes poderão experimentar como é o trabalho com o meio.
Oficina Paredão da Comuna
Dias 03 e 04 de agosto
Ministrante: Guilherme Boso e Frederico Heer (Revista Comando) [São Paulo]
Local: Funcart – rua Senador Souza Naves, 2380
Horário: 15h às 18h
Resumo: Acima de 12 anos e que possam sujar as roupas! Oficina de colagem com as xilogravuras do jogo da comuna. Todas são em grande formato e impressas em papeis próprios para lambe-lambes.
Oficina Bordados e Colagem para narrativas Visuais e Têxteis
Dias 03 e 04 de agosto
Ministrante: Bianca Baggio
Local: Funcart – rua Senador Souza Naves, 2380
Horário: 15h às 18h
Resumo: A oficina visa expandir o repertório criativo dos participantes por meio da exploração de diferentes linguagens artísticas e materiais. Os participantes serão convidados a criar colagens a partir de diversas impressões e, em seguida, a desenvolverem criações manuais utilizando técnicas simples de bordado e crochê. Essas técnicas serão exploradas como formas de expressão e para transmitir mensagens e significados por meio das peças produzidas.
O Festival DOBRA de Arte Impressa é organizado pelo coletivo Grafatório, com colaboradores e amigos, e conta com o patrocínio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. A programação inclui oficinas, feira de impressos, exposições, shows e intervenções artísticas.
* Com assessoria de imprensa.