A 1ª edição do Curta Paranaguá - Festival de curtas-metragens, está abrindo inscrições no período de 15 a 30 de junho. Interessados de todo o País podem inscrever seus curtas-metragens nas categorias Ficção, Documentário, Experimental, Animação e Infantil.

O Regulamento está disponível no site Curta Paranaguá e as inscrições devem ser feitas de forma online.

LEIA TAMBÉM:

Londrina terá festa literária a partir desta sexta-feira (14)

O Curta Paranaguá - Festival de curtas-metragens acontecerá entre os dias18 e 22 de setembro de 2024 com entrada gratuita, no Teatro Raquel Costa no Centro Histórico da cidade. O evento acontecerá de forma presencial e online com exibição das mostras competitivas no site do Festival onde o público poderá votar o melhor filme.

Márcio Branco, diretor artístico do Curta Paranaguá: produtor cultural, atua na área artística há 30 anos
Márcio Branco, diretor artístico do Curta Paranaguá: produtor cultural, atua na área artística há 30 anos | Foto: Divulgação

A direção artística do Festival é do ator e produtor cultural Marcio Branco, da Pulsar Produções, que atua na área artística há 30 anos. Ele capacitou-se pela Bolsa-Qualificação - Audiovisual da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG 2021. Foi produtor do Amazonas Film Festival de Manaus, Mostra Audiovisual Israelense no Centro da Cultura Judaica em São Paulo e é colaborador do Cineclube Araucária e do Festival de Cinema Curta Campos do Jordão desde 2012. Realizou seu primeiro documentário em 2020 sobre a comida caiçara do litoral paranaense e desenvolveu a websérie GPS Cultural Paranaguá em 2021.

A curadoria é do jornalista, professor e doutor em Comunicação e Linguagens, Paulo Camargo, editor, cronista e crítico de cinema do portal Escotilha de jornalismo cultural. A programação completa do Festival será divulgada em agosto.

A MÍTICA SUPERAGUI

Além das Mostras Competitivas com os curtas-metragens selecionados, haverá exibição de longas-metragens paranaenses convidados. O longa que abre o Curta Paranaguá é “Lista de Desejos para Superagüi”, dirigido por Pedro Giongo. O longa conquistou o Prêmio de melhor filme na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2023). A narrativa apresenta a mítica ilha no litoral Sul do Brasil e um pescador de 70 anos que ainda não conseguiu se aposentar. Martelo é um homem farol, aponta sua luz para Superagüi e ilumina os desejos terrenos de seus moradores que desejam melhorar as condições de trabalho, conseguir se aposentar com dignidade, retornar a vida da ilha como era antigamente.

Para Márcio Branco, a escolha do longa “Lista de Desejos para Superagüi como filme de abertura da 1ª edição do Curta Paranaguá enfatiza o propósito do Festival que é mostrar a riqueza natural do litoral do Paraná. “Superagüi está situada no meio da segunda maior faixa preservada de Mata Atlântica do Brasil. O mergulho do diretor Pedro Giongo no cotidiano dos moradores da ilha nos faz refletir sobre o dia a dia dos personagens, suas lutas, dúvidas e desejos: uma canoa, a felicidade, e que tudo volte a ser como era antes”.

Abertura do Festival traz o filme "Lista de Desejos de Superagui", de Pedro Giongo, que traz a história de um pescador de 70 anos
Abertura do Festival traz o filme "Lista de Desejos de Superagui", de Pedro Giongo, que traz a história de um pescador de 70 anos | Foto: Divulgação

HOMENAGEM A UM DESBRAVADOR

O homenageado da 1ª edição do Curta Paranaguá - Festival de curtas-metragens éocineasta amador do litoral paranaense Cyro Matoso, considerado um tesouro cultural de Paranaguá. Cyro Jocelim Matoso faleceu aos 85 anos, em 2019, e deixou uma marca significativa na cena cinematográfica local. Autodidata, descobriu sua paixão pelo cinema na década de 70, produzindo com recursos próprios ou provenientes de vendas de suas obras de arte. Seu primeiro filme, "Aparição da Virgem do Rocio", em 1975, recebeu prêmio incentivo no Festival Nacional de Super-8, onde concorreu como único paranaense.

“Além de cineasta, Matoso era um talentoso pintor e desenhista, retratando a antiga Paranaguá em suas obras”, destaca o diretor artístico do Festival, Marcio Branco. O produtor cultural explica que o legado do cineasta inclui filmes que mesmo com limitações técnicas. capturam a essência da cidade. “Apesar de nunca ter lucrado financeiramente com suas obras, sua paixão e dedicação pelo cinema são inspiradoras. Seu trabalho continuará a brilhar nas telas e nas memórias daqueles que o admiram”, revela Marcio.

O Curta Paranaguá - Festival de curtas-metragens é dedicado à promoção e celebração da arte cinematográfica e em especial as produções paranaenses. Outro objetivo é promover a diversidade cultural por meio do cinema, fomentando a produção audiovisual, em especial na região litorânea do Paraná.

Também faz parte do Festival a Oficina de Cinema "Meu Primeiro Curta", que será ministrada por Tiago Nascimento, da TCN Filmes. A Oficina será realizada de 18 a 21 de setembro das 9h às 13h no Teatro Raquel Costa, em Paranaguá, e o resultado será divulgado na noite de encerramento e premiação do Festival. Serão destinadas 20 vagas gratuitas para esta Oficina.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:

Curta Paranaguá - Festival de curtas-metragens

Onde: Teatro Raquel Costa ( rua XV de Novembro, 87), Centro Histórico – Paranaguá - PR

Data: de 18 a 22 de setembro

Inscrições Curtas-metragens: 15 a 30 de junho

Regulamento e mais informações: Curta Paranaguá

O Curta Paranaguá é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do PR, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.