Estimular a reflexão de assuntos importantes através de peças voltadas para o público infantil, sempre lúdicas e bem-humoradas. Este é o trabalho das montagens do Teatro da Juventude, grupo do Rio de Janeiro que se apresenta neste sábado em Londrina, com o espetáculo ''O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé''.
Sempre com muitas brincadeiras para os pequenos, a história acompanha as aventuras do simpático macaquinho 'mestre-cuca' Chico Bananada, que de repente se vê com a responsabilidade de preparar as refeições de todos os animais dentro da Arca de Noé. Protagonizadas por Marcelo Dusi, as trapalhadas de Bananada prometem muita diversão e confusão entre os bichos.
''Eu não entro na parte religiosa. A minha ideia foi transformar esta história em uma peça divertida e bem-humorada, que ensina as crianças à respeitarem os diferentes'', comenta Luiz Arthur, autor e diretor da peça, moldada para introduzir o tema da tolerância entre os pequenos. ''A maneira fácil de chegarmos à criança é brincando. A mensagem deste espetáculo é muito subliminar, e ela vem de uma maneira divertida, não de forma pedagógica'', explica.
Trabalhando desde 1965 com produções voltadas para o público infantil, o diretor busca atingir, com simplicidade e interação, as mentes e corações do público mais jovem. ''O teatro nunca vai disputar com o videogame, o cinema, o computador e a televisão. O teatro é artesanato, não indústria. A experiência que tento criar é a de um contador de histórias. As crianças vivenciam e curtem isso'', explica Luiz Arthur, que busca preservar a maneira tradicional de se trabalhar com crianças, com um humor clássico e sem efeitos especiais. ''Nosso espetáculo não tem artifícios e nem maquiagem. Nós acreditamos nisto: trabalhar com o ator, com a narrativa simples e estabelecendo cumplicidade com os pequenos'', reflete o diretor, elencando as peculiaridades dentro de suas peças. ''O texto é voltado para criança pequena. E, acima de tudo, eu respeito a inteligência desta criança. Precisamos sempre relembrar que o teatro tem o poder de ser transformador'', complementa.
Com o espetáculo na estrada desde março deste ano, ''O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé'' está no meio de sua turnê nacional, e Londrina há muito tempo faz parte do roteiro obrigatório do grupo carioca. ''Desde 1977 nos apresentamos em Londrina. É uma cidade de que gostamos de verdade, e a recepção do público é sempre positiva'', comemora Luiz Arthur, animado com as expectativas.

Serviço:
- O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé
Quando - Hoje, às 16h
Onde - Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240)
Quanto - R$ 20. As vendas começam às 14h, na bilheteria do teatro