|
  • Bitcoin 240.216
  • Dólar 5,5349
  • Euro 6,3186
Londrina

Folha 2 5m de leitura Atualizado em 23/11/2021, 19:01

Indígenas se preparam como agentes culturais

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de novembro de 2021

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Cinco indígenas indígenas kaingangs e um guarani serão premiados na tarde desta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Londrina, às 14h30. Após terem sido aprovados em edital do Programa Bolsa Qualificação da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria  de Estado da Comunicação e da Cultura (SECC), eles participam de um curso de EAD junto à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)  com duração de 40 horas. Uma empresa local decidiu contribuir com os aprovados e vai doar tablets para auxiliá-los no processo de aprendizagem durante o período de curso para se tornarem agentes culturais. A iniciativa de solicitar a doação partiu da vereadora Luciana Oliveira (PL).

.
. |  Foto: Emerson Dias / NCom
 

Mais treze indígenas também receberam bolsas do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura -  para a realização de projetos. Eles foram selecionados para integrar o projeto "Londrina Cultura faz História," que repassará recursos para agentes culturais selecionados após contar suas histórias, repassar saberes e memórias  por meio de vídeos. Todo este material forma o mosaico cultural de Londrina e região.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, destaca a importância da participação dos indígenas nos editais culturais: “É essencial trazer a população indígena para a vida cultural da cidade, incorporando a produção artística deles em nossas agendas e cotidiano. Por meio de iniciativas locais, e editais que contam com recursos estaduais, por exemplo, estamos buscando trazer esses agentes para serem protagonistas de suas próprias histórias, valorizando e dando visibilidade às suas culturas de origem”, aponta Pellegrini.

 O secretário da Cultura também participa da entrega do equipamento nesta quarta-feira.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM