INCLUSÃO SOCIAL - A realidade sob o foco da arte
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de janeiro de 2004
Jackeline Seglin<br> Reportagem Local 
Uma visão de mundo de crianças e adolescentes que demonstram a criatividade e capacidade de ver o futuro sob a ótica da arte e da não-violência foi o ponto de partida do espetáculo montado em Londrina pelo projeto Cepiac (Centro de Produtores Independentes de Arte e Cultura) Ensinando, Dance Brincando. A performance ''Contraponto'' estréia hoje, às 20 horas, em frente à Igreja Católica do Conjunto Eucaliptos, zona Leste da cidade.
O trabalho envolve dança, teatro e circo para retratar a história de crianças e adolescentes que moram na periferia. ''O espetáculo mostra a realidade e os sonhos de pessoas da periferia através da dança'', explica Vânia Cristina Campanucci, 19 anos, participante do projeto.
A concepção de ''Contraponto'' é de Darlene Kopinski e Louriene Kopinski. Segundo elas afirmam, o espetáculo é exatamente um choque entre o sonho e a realidade, um contraponto entre o que se sonha para os jovens e o que se está acostumado a ver no dia-a-dia. Mas o contraponto, na verdade, ''é mostrar que é possível produzir, trabalhar, estudar, brincar, fazer arte, crescer e ser feliz, mesmo vivendo cercado pela intolerância, pela falta de oportunidade, pelo egoísmo, miséria e violência''.
Para o integrante Fernando Henrique Santos, 21 anos, com esse trabalho é possível mostrar que o envolvimento com a cultura pode trazer benefícios à comunidade. ''A gente acha que na periferia, por ter violência, guerra entre bandido e polícia, todo jovem tem um caminho destinado a uma vida louca. E não é assim. A cultura pode mudar a vida da gente''.
O espetáculo começa com um sonho de uma criança. ''É um sonho onde as pessoas dançam com alegria, e que quando a gente acorda dá para ver que as coisas boas também são possíveis'', comenta Luana Santos, 13 anos.
Segundo Darlene Kopinski, ''Contraponto'' mostra o trabalho desenvolvido no Cepiac e fala de problemas enfrentados pela comunidade. ''Apesar de tudo, o que a gente quer é fazer arte, ter acesso a outras experiências e perceber como as coisas podem melhorar'', diz. O trabalho envolve 18 participantes com faixa etária de cinco a 21 anos.
Na performance, os integrantes mesclam várias coreografias de dança do ventre, street dance e dança afro, ao som de um repertório variado que inclui Elza Soares, Nação Zumbi, Corpo do Som, Drama e Fetiche, Fat Family, entre outros. ''Há oito meses trabalhamos com outra visão de música. Antes eles só ouviam funk e rap, mas agora também conhecem coisas novas. Todo sábado eles participam do 'Vem Cantar' aqui no Cepiac, atividade em que trazem os CDs que mais gostam'', conta Darlene.
O espetáculo foi dirigido por Geraldo Miranda, que faz parte da ONG Centro Interativo de Circo no Rio de Janeiro. Ele passou 18 dias em Londrina no mês de dezembro para concluir a montagem, que consumiu três meses de ensaios. As coreografias são de Nádia Essada, Esther Martins e Darlene Kopinski. O projeto também conta com a participação do grupo Doutor Palhaço, que atua como voluntário na preparação cênica. Os figurinos foram confeccionados por costureiras voluntárias do Centro.
Luana Agostinho, 14 anos, diz estar ansiosa para a estréia. ''Espero que dê tudo certo. Batalhamos muito para chegar onde chegamos com o espetáculo. Aprendemos muita coisa''.
''Contraponto'', que será apresentado em outros locais da cidade e na região de Londrina, é o início de um trabalho sócio-cultural desenvolvido desde 2002 no Conjunto João Paz (zona Norte). Atualmente, estão cadastradas 392 crianças e adolescentes que participam de atividades de dança, circo, teatro, costura, esporte e lazer, coordenadas por profissionais e monitores voluntários. Tendo como base a organização comunitária, a proposta do Cepiac é ocupar os participantes nos momentos em que eles não estão na escola, propiciando o aprendizado de arte e cultura, visando ao resgate da cidadania, a elevação da auto-estima e a inclusão social.
O Cepiac funciona em um antigo prédio no Conjunto João Paz, cedido pela Cohab Londrina. Através de um convênio com o Centro, a Secretaria da Cultura cobre os gastos com contas de água e luz. O patrocínio do projeto é da Lei Rouanet e Milenia Agro Ciências. ''Na verdade, esse projeto começou em 1999, em casa mesmo, como uma troca de experiência entre as pessoas da comunidade'', explica Darlene, que é idealizadora do projeto. Hoje, o Cepiac trabalha com os cursos, tem uma pequena biblioteca e também fornece roupas e material escolar para a comunidade em troca de serviços voluntários.
''Tem gente que fica na rua o dia inteiro. Aqui a gente tem chance de aprender e mostrar nosso trabalho'', ressalta Flávia Paes, de 12 anos. ''A gente aprende muitas atividades e quem sabe, até, um dia a gente possa se profissionalizar'', completa Thaise Silva, 11 anos.
Serviço:
- ''Contraponto'', performance resultante de projeto sócio-cultural realizado pelo Cepiac de Londrina. Estréia: hoje, às 20 horas, em frente à Igreja Católica do Conjunto Eucaliptos, em Londrina. Concepção: Darlene Kopinski e Louriene Kopinski. Direção: Geraldo Miranda. Coreografias: Nádia Essada, Esther Martins e Darlene Kopinski. Preparação cênica: Grupo Doutor Palhaço e Eunice Martins. Figurinos: Cepiac. Patrocínio: Lei Rouanet e Milenia Agro Ciências. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura e Cohab Londrina.


