Impressões da memória
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de março de 2012
Nelson Sato <br> <br> Reportagem Local 
A trágica geada de 1975 não destruiu apenas os pés de café na região de Londrina, mas pôs fim a todo um modo de vida comunitário e bucólico que girava em torno das plantações. Há cinco anos, um grupo de pesquisadores tenta resgatar a identidade dos moradores do campo desenvolvendo um projeto com crianças, adolescentes e idosos que habitam a área.
A iniciativa, batizada ''Linguagens e Memória'', conta com patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e tem sido conduzida especialmente no Patrimônio Selva e no distrito Irerê. A exposição ''Impressões Rurais'', que será aberta hoje às 12h no Restaurante Dona Menina, traz uma parte do trabalho coordenado pela historiadora Maria Fiorato em parceria com a arte-educadora Fernanda Guelere (nos anos 2010-2011) e com as artistas plásticas Gisele Ferreira (até 2008) e Natália Turini (em 2009).
A mostra consiste de fotografias e gravuras feitas pelas crianças e jovens participantes do projeto e que retratam aspectos históricos e arquitetônicos das referidas localidades. O registro do acervo passou por várias etapas. Primeiramente, o grupo de coordenadores e participantes fotografou casas e objetos tipicamente rurais. Em seguida, as fotos transformaram-se em gravuras e na sequência foram impressas.
Cerca de 100 crianças e adolescentes passaram pelo projeto. A proposta, segundo Maria, é reatar os laços das novas gerações com suas raízes no campo. ''O objetivo é fazer com que os mais jovens olhem com outros olhos o que renegam, já que querem viver na cidade. A ideia é que retomem o fio, que construam um outro olhar para aquele mundo que se desagregou e resgatem sua próprias história e identidade'', salienta.
A pesquisadora explica que a identidade rural foi fraturada com o fim da cafeicultura. ''Naquela época as pessoas se concentravam em colônias em torno das quais havia um universo cultural rico que, depois, foi rompido. Hoje, já idosos, eles vivem à margem da sociedade como desempregados e sub-empregados, morando de forma precária nos distritos e patrimônios. Muitas práticas e laços foram rompidos. Sua identidade ficou comprometida e precisa ser pensada e reconstruída'', diz.
Para abril, o projeto prevê uma segunda etapa com a exposição ''Impressões da Mata'' e o lançamento da caixa ''Patrimônios de Londrina: Natureza e Cultura'' reunindo os livros ''Impressões Rurais'' e ''Impressões da Mata''. Os livros contêm fotos, gravuras e fragmentos de conversas com os moradores.
Serviço:
- Exposição ''Impressões Rurais''
Quando - De hoje a 09 de abril
Onde - Restaurante Dona Menina (Rua Guararapes, 177, Vila Higienópolis)
Horário de funcionamento - Segunda a sexta (exceto às terças-feiras) no almoço (das 11h30 às 15 horas) e happy hour (a partir das 18 horas); sábados e domingos das 12 às 16 horas
Informações - (43) 3029-0409


