Impressões coletivas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de outubro de 1998
Érika Pelegrino 
Andares é a exposição que começa a partir de amanhã, dentro do projeto Sala José Antônio Teodoro da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reúne trabalhos de quatros artistas plásticos de Porto Alegre, que pela primeira vez estão expondo em Londrina.
Iran Machado Moreira, Liana Andrade, Elenice Corrêa e Sandra Zir se conhecem desde a faculdade, onde começaram uma amizade duradoura, que resultou em alguns trabalhos em conjunto. O Iran e a Sandra já expuseram juntos. A Liana e eu, mas nunca os quatro juntos, afirma Elenice.
O encontro dos artistas plásticos em uma única exposição aconteceu, pela primeira vez, no ano passado em Porto Alegre com o mesmo trabalho que trazem agora para Londrina. Personalidades e linguagens artísticas diferentes. O amálgama desta relação, segundo Liana, é a amizade e o respeito pelo trabalho de cada um.
Ainda sem saber se Andares segue para mais alguma cidade, os artistas plásticos pretendem repetir a experiência de mostrarem sua arte juntos. Cada um tem sua trajetória independente, sem um compromisso de criar um grupo para produzir junto. A união acontece a partir do contato inevitável entre os amigos.
Elenice, desde 1991, tem se dedicado à linguagem do desenho a partir da computação gráfica. Já Liana prefere se expressar através de esculturas que combinam vários elementos em um determinado espaço físico. Iran utiliza a técnica de desenho sobre tecido e Sandra trabalha com pintura e grafismo.
Em em individuais e em coletivas, os artistas plásticos já mostraram seus trabalhos em diversas cidades do Brasil e em algumas do exterior. Formados pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul eles já receberam alguns prêmios, mas segundo Liana, cada nova cidade em que expõem representa um desafio diferente, que deve ser tratado com respeito.
Todas as impressões dos artistas plásticos poderão ser vistas em diversos trabalhos que estarão na Sala José Antônio Teodoro até o dia 11 de novembro.
Exposição Andares, de 16 de outubro a 11 de novembro na Sala José Antônio Teodoro, na Secretaria de Cultura, em Londrina.ReproduçãoFlash Back, de Elenice Corrêa, impressão em plotter (1996)ReproduçãoShy Moon, de Iran Machado Moreira, pastel seco sobre tecido (1997)Exposição
coletiva
de quatro
artistas plásticos de
Porto Alegre
abre amanhã
em Londrina


