Imagens do silêncio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de março de 1998
Zeca Corrêa Leite 
A geologia por profissão e a fotografia por paixão. Mais que rima esta é a realidade que impulsiona a vida de Antonio Liccardo, o geólogo e fotógrafo que hoje lança o livro de fotografias Visadas/Sguardi, no Ristorante Tiziano, em Curitiba.
São 25 fotos acompanhadas unicamente do título, localidade e o ano em que se deu o registro. O autor faz a apresentação da obra em dez linhas, nada mais que isso. Visadas é uma seleção de fotografias que tem como essência a pluralidade. Acredito no potencial individual da imagem em transmitir sensações ao observador, diz ele no livro.
O título, o texto e as indicações que acompanham cada foto foram traduzidas para o italiano por Liccardo. É claro que ele quer lançar o livro no país onde morou durante quase três anos, mas não tem nada acertado. São aspirações. Após Curitiba, ele vai para Minas Gerais. As imagens escolhidas são das cidades históricas mineiras e italianas.
Antonio LiccardoLama de Diamantes. Brasil, 1997
Antonio Liccardo fotografa desde 1985, mas nunca tinha pensado em colocar num livro parte de seu trabalho. Bancar a edição era impossível, devido aos gastos. Com a Lei de Incentivo à Cultura do município resolveu apostar na sorte e deu certo. A agência de públicidade Opus & Múltipla entrou como incentivadora e concretizou o projeto. Foram impressos um mil exemplares.
Visadas faz um apanhado de lugares e cenas onde impera o silêncio. Lambrequim de Sombra, mostrando velhos casarios de Diamantina, Lama de Diamantes, onde um garimpeiro busca pedras preciosas entre as cintilações do sol sobre a lama e a solidão de uma rua de Florença (Equilíbrio) são alguns exemplos da quietude que reina nas paisagens.
Mesmo entre os gondoleiros venezianos, anjos com tochas acesas caminhando nas ruas de pedras de Ouro Preto e numa cena de domingo em Pietrelcina, tudo é calma. Mas nada supera o flagrante conseguido no Mosteiro Beneditino de Praglia. O sol atravessava a janela e incidia sobre um quadro da Virgem com o Menino. Recolhimento e religiosidade nos contrastes de luz e sombras.
Antonio LiccardoEquilíbrio. Itália, 1996
Visadas/Sguardi - livro de fotografias de Antonio Liccardo. Imagens do interior mineiro e de cidades italianas. Lançamento hoje, a partir das 19h30 no Ristorante Tiziano, Rua Professor Brandão, 193, esquina com José de Alencar, em Curitiba. Preço do livro: RS 15,00.


