Imagens do passado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de novembro de 1997
Luiz Claudio Oliveira Curitiba 
DivulgaçãoLuciano Coelho e Hans Stempel: filme une linguagens de documentário e ficçãoO cineasta curitibano Luciano Coelho e o diretor de fotografia Hans Stempel, chileno, estão lançando hoje em Curitiba o curta-metragem História de un Pasado Perdido. O filme foi feito na cidade de Lota, no Chile, quando o diretor participava de curso de fotografia com Hector Rios, do qual Stempel é um dos coordenadores.
A cidade de Lota tem uma história de glória e decadência ligada às minas de carvão. A cidade foi muito próspera na metade do século passado, com a descoberta da maior mina de carvão mineral chilena. Fábricas se instalaram na cidade e ela teve ligações ferroviárias com todo o país.
Neste século, o carvão foi perdendo terreno e a cidade entrou em decadência. A mina foi estatizada para auxiliar os mineiros que estavam perdendo o emprego, mas finalmente foi fechada no ano passado. A cidade, outrora rica, é hoje considerada uma das mais pobres do Chile.
Contamos esta história do ponto de vista de um personagem que vai lembrando dos momentos de riqueza e decadência, unindo as linguagens de documentário e ficção, esclarece Coelho. Ele aproveita para apresentar, também hoje, os filmes que fez enquanto frequentou a Escuela Internacional de Cine y Televisión, em San Antonio de Los Ba¤os, em Cuba.
Projetos Coelho é o primeiro paranaense a concluir o curso de cinema em Cuba. Ele conta que para se classificar teve que passar por testes de conhecimento geral e de cinema. Na escola, todos os alunos revezavam-se em todas as funções técnicas de filmagem, produção e montagem.
O cineasta tem outros projetos sendo realizados como um outro curta com roteiro de Beto Carminati, que levará o título de Um Dia para Desaparecer; e está filmando, juntamente com Hans Stempel as viagens do jornalista e urbenauta Eduardo Fenianos pelas ruas de Curitiba.
Hans Stempel divide seu tempo entre o Chile e a Alemanha. Além de coordenador do Taller de Cine Hector Ríos, foi durante três anos cinegrafista do Ballet de Stutgart.
15 horas - palestra do cineasta curitibano Luciano Coelho, seguida de exibição dos filmes que realizou em Cuba, durante o curso na Escuela Internacional de Cinema e Televisión. Cine Luz. Entrada franca.
20 horas - Lançamento do filme História de un Pasado Perdido, de Luciano Coelho e Hans Stempel, e palestra com os autores. Cine Luz. Entrada franca.


