Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
São Luís do Maranhão foi fundada por franceses e fica numa ilha ao Norte do País. Curitiba, no Sul, recebeu influência dos tropeiros, da colonização italiana e polonesa entre outras. Para que cada uma dessas populações – com 3.236 quilômetros de rodovias entre elas – conheça um pouco melhor a outra, o fotógrafo Emerson Muniz abre hoje a exposição ‘‘São Luís, Patrimônio da Humanidade - seu casario, suas praias, seu povo’’, na Biblioteca Pública do Paraná. A mostra permanece até o dia 25 de janeiro.
Cinquenta e seis fotografias e vários cartazes em papel brilhante medindo 30x45 e 15x20, mostram uma arquitetura, costumes e geografia bem característicos da cidade banhada por rio e mar, escadarias nas ruas, e poucos prédios no setor históricos. ‘‘São Luís é Patrimônio Histórico da Humanidade e os sulistas a conhecem muito pouco. A idéia do meu projeto é fazer este intercâmbio e poder levar a São Luís as coisas de Curitiba’’, afirma o fotógrafo.
Os azulejos franceses nas fachadas de estilo colonial são o que mais chamam a atenção dos turistas que vão a São Luís. ‘‘Os azulejos são coloridos em alto relevo, com flores, símbolos ou casas desenhadas’’, conta.
Apaixonado pela ilha colonizada posteriormente por portugueses, com ladeiras e sobradões, Emerson, que é paranaense, resolveu mostrar aqui o que São Luís tem de belo. O projeto conta com o apoio da Fundação Cultural do Maranhão e da Subgerência de Turismo de Estado, e objetiva a divulgação do turismo, da arte, da cultura e da culinária maranhenses no Paraná. Fitas de vídeo sobre o Maranhão serão mostradas por intermédio da TV Educativa.
Mesmo com o projeto em andamento, Emerson ainda não começou a fotografar Curitiba. ‘‘A secretária da Cultura Lúcia Camargo pediu que eu entregasse um projeto por escrito para que um patrocínio seja viabilizado e a gente possa levar as belezas de Curitiba, os pontos turísticos. a localização da cidade e o comércio para a população maranhense’’.
Exposição ‘‘São Luís, Patrimônio da Humanidade’’. Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133). De hoje a 25 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas e aos sábados, das 8h às 13 horas.A arquitetura e os costumes de São Luís do Maranhão podem ser conferidas na exposição do fotógrafo Emerson Muniz, em Curitiba
Emerson Muniz/ReproduçãoOs casarios antigos e restaurados são as principais atrações de São Luís do MaranhãoEmerson Muniz/ReproduçãoOs encantos das ladeiras que os franceses queriam para elesEmerson Muniz/ReproduçãoPraias e belezas naturais deslumbram os turistas