Ikebanas em troncos e raízes
Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
Mesmo após a morte, a natureza pode ser bela. Com esta inspiração, a artesã Izaura Hideco Yamane monta arranjos de flores em ikebana - técnica milenar japonesa. A exposição de artesanato está em Curitiba, no salão do Jardim Botânico, ao lado do lago, até o dia 28 de fevereiro.
Trinta peças em vários tamanhos compõem a mostra de Izaura. As flores ficam amarradas ao tronco como parasitas, sem terra. Em geral, os arranjos duram de 10 a 20 dias, mas podem sempre ser refeitos, explica a artesã. Suas flores preferidas são os cravos, os antúrios e as orquídeas. Gosto de cores fortes, berrantes até, reconhece.
Para arranjos com maior duração, Izaura usa flores artificiais de porcelana. Esses são os preferidos dos decoradores de restaurantes e hotéis. Para as pessoas que gostam mesmo de flores naturais, Izaura faz a reposição de 15 em 15 dias. A matéria-prima para este trabalho é buscada em terrenos baldios e chácaras. O material é limpo, tratado e moldado, como numa homenagem à natureza.
Exposição de artesanato de Izaura Hideco Yamane. Salão do Jardim Botânico, em Curitiba, até o dia 28 de fevereiro.





