IGREJA TEM VITRAIS RESTAURADOS
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de abril de 2000
Pinturas que retratam passagens bíblicas começam a ser instaladas na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Londrina
Paulo WolfgangUm dos vitrais já instalados:imagem propicia ambiente para as oraçõesverticalPaulo WolfgangA colocação das imagens exige um trabalho meticuloso
Chiara Papali
De Londrina
Especial para Folha 2
Após três meses de restauração, os vitrais da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada na Avenida Tiradentes, em Londrina, já podem ser apreciados novamente. A colocação de 11 vitrais, que foram restaurados, e outros sete novos, deve ser finalizada até o final desta semana.
A instalação original ocorreu em 1952, quando a igreja ainda era uma capela privativa do Seminário Vicente Pallotti. O responsável pelas obras foi Konrad Sorgenicht, de São Paulo. Pintados há mais de 40 anos, os vitrais apresentavam alguns buracos e com a ação do tempo, do sol e da chuva, ficaram curvos.
As obras retratam o nascimento de Jesus, a visita de Nossa Senhora e os Mistérios do Terço (Gloriosos, Dolorosos e Gozozos). Segundo o pároco Antônio Luiz Radigonda, ou padre Toninho, como é mais conhecido, entre os novos vitrais, um traz a imagem de São Vicente Pallotti, já que a paróquia faz parte da congregação palotina.
A restauração dos vitrais foi feita por uma empresa especializada de São Paulo. As peças passaram por um processo de limpeza e as que estavam curvadas foram colocadas no forno para voltar à sua forma original. A troca de vidros foi necessária em algumas peças quebradas e a pintura foi feita à mão, com tinta especial, seguindo o estilo do artista. A armação de chumbo estanhado também foi refeita.
Padre Toninho conta que os novos vitrais seguem as mesmas cores, padrão e a técnica dos antigos. Cada vitral novo custou R$ 800, que quatro famílias, frequentadoras da paróquia, se dispuseram a pagar. Entre a restauração e o feitio de novos vitrais o custo total foi de R$ 16 mil. Uma nova reforma só daqui a 40 ou 50 anos, brinca.
Segundo padre Toninho, a paróquia volta a ficar com uma penumbra que favorece a meditação. Os vitrais escurecem a igreja e oferecem um ambiente propício para a oração, diz.