O segundo episódio da série ''Crepúsculo'' é uma referência direta ao clássico de Shakespeare ''Romeu e Julieta''. ''Lua Nova'', de Stephenie Meyer, é a fase seguinte à paixão arrebatadora de Bella Swan e Edward Cullen, quando o casal se depara com questões práticas que tornam o relacionamento, supostamente impossível, ainda mais difícil.
Edward e Bella se separam no início do livro e, a partir daí, o martírio da protagonista ocupa a maior parte das páginas. Ao mesmo tempo em que tenta se libertar das dolorosas lembranças do passado recente ao lado do amado, não tenta seguir em frente. Cada pensamento e ato dela é explorado após as quatro páginas vazias que marcam a passagem inicial do tempo. O primeiro capítulo após esse período, intitulado ''Despertar'', é o início efetivo da história.
As aventuras vividas ao lado do novo amigo, Jacob Black, são a forma encontrada por Bella de sobreviver sem Edward e, ao mesmo tempo, manter-se próxima do ex-namorado. Jacob se mostra um personagem muito mais interessante e importante para a trama do que inicialmente apresentado ao leitor.
Assim como no primeiro volume, a autora inicia o livro com um prólogo mostrando o momento ápice da história, quando Bella está no meio da multidão e corre para salvar uma vida que, dessa vez, não é a dela. As mais de 300 páginas até atingir este momento são de crescente expectativa. A própria autora recomenda que seja feita uma segunda leitura, justamente para que esse período de expectativa não atrapalhe a apreciação do desenrolar da história de Bella e Jacob.
O segundo episódio nos apresenta novos personagens fantásticos, conhecidamente relacionados aos vampiros nos demais clássicos do gênero. Outros vampiros e suas realidades diversas são trazidos ao leitor. Apesar de não ser tão fascinante como o primeiro, ''Lua Nova'' é leitura obrigatória para quem se iniciou na saga de Meyer. A continuação também já tem adaptação garantida para os cinemas.

Serviço
-Lua Nova, de Stephenie Meyer, tradução de Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008. Com 448 páginas. R$ 39,90.

mockup