Ibiporã mapeia trajeto do circuito de cicloturismo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Reportagem local
A Prefeitura de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) está mapeando os atrativos do chamado Circuito Pé Vermelho. O objetivo foi identificar as propriedades rurais por onde visitantes, aventureiros e ciclistas irão passar.
Com o apoio da van da Secretaria de Esporte e Lazer, o grupo, que teve a companhia da instrutora de turismo rural Devanilde Alves Arias e integrante do grupo Mulher Atual, do Sindicato Rural de Ibiporã, percorreu na semana passada o trecho desde a zona norte de Londrina, de onde os ciclistas entrarão em Ibiporã pela Estrada do Guarani.
Dali, há a bela Capela do Guarani como ponto de parada, para alimentação e abastecimento de água. Em seguida, tem subida do Morro do Guarani, um atrativo turístico e geográfico único de Ibiporã ( ponto mais alto do município) onde está estampado inclusive na bandeira da cidade.
Conforme o trajeto traçado, do Pico Guarani os aventureiros podem seguir para a cidade, onde está programada a recepção dos grupos nos espaços turísticos, históricos e culturais da cidade, como a Igreja Matriz, o Cine Teatro, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e o Museu do Café (antiga estação ferroviária) estes últimos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Após essa parada, os ciclistas pode seguir rumo à estrada da APAE, passando ao lado do Horto Florestal, em direção à antiga estrada que ligava Ibiporã a Jataizinho. Após transporem o Contorno Norte, descem a estrada de terra rumo à Barra do Jacutinga e vão margeando o Rio Tibagi até chegar à ponte, pela qual seguirão rumo a Jataizinho. De lá, os ciclistas podem fazer o trajeto Frei Timóteo-Serra Morena (que acompanha a estrada de ferro e as estações de trem) retornando para Jataizinho.
Seguindo para Ibiporã, vem o segundo trecho, que passa por baixo da ponte e segue margeando o Rio Tibagi até a Fazenda Doralice. De lá, devem percorrer a estrada do Poço Bonito, passando em frente à Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida por suas grandes festas juninas.
Após chegarem à estrada do Limoeiro, podem subir a Estrada Esmeralda rumo ao Barreirão. Depois, passam por trás do Recanto do Engenho, chegando à tradicional Estrada dos Pioneiros, da qual descem pela Estrada das Três Marias, fechando o percurso de Ibiporã no Rio Limoeiro (na divisa com Londrina).
Até o início de 2021 a equipe fará muitos contatos para promoção do turismo rural. A prefeitura deve executar ações de infraestrutura para receber bem os visitantes. Participaram do último percurso pelas estradas rurais, Luis Hiroshi Shimizu e Ronaldo Lessa, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Teixeira, da Secretaria de Obras, Jaime Kaster, da Secretaria de Cultura e Turismo, André Lima e Fábio, da Secretaria de Esportes.
O circuito passará por sete municípios da região e terá 285 km para serem percorridos pelos ciclistas e visitantes em um período estimado de cinco a seis dias, com estes pernoitando nas cidades e pousadas e consumindo produtos e serviços no comércio local.
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

