Humor para abordar a própria tragédia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Denise Ribeiro<br> Equipe da Folha 
Filha de um sobrevivente do holocausto, Renata Jension escreveu a peça ''121.023 J'' com base nas histórias que ouviu do pai desde a infância. De hoje a domingo, ela apresenta em Curitiba, no Teatro da Caixa, como transformou em arte a terrível experiência vivida por alguém tão próximo.
O título é uma alusão aos números tatuados nos braços dos prisioneiros dos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Embora o tema remeta a segregação, sofrimento e morte, a autora diz que a forma bem-humorada como o pai passou aos filhos sua vivência é o que conduz a peça. ''É o humor judaico que ri da própria tragédia. Meu pai sempre contava tudo com humor e isso resultou em um texto leve. Todo mundo chora muito, ri muito, chora de novo'', comenta Renata.
De acordo a autora, que também atua na peça no papel do jovem prisioneiro cuja história é baseada na de seu pai, o texto não se limita ao momento histórico marcado pela perseguição aos judeus. ''Peguei a história do meu pai mas a peça fala sobretudo de discriminação. Não fiz essa peça para a comunidade judaica, estou falando para todos. A platéia toda se identifica, adolescentes, negros, paraplégicos, gays. O pensamento do garoto é: 'O que eu fiz de errado para estar passando pelo que estou passando?''', afirma Renata.
Com direção de Ariela Goldmann, que criou um cenário todo feito de brinquedos, a peça conta a história de um rapaz de 17 anos que sai de casa para comprar pão e, no caminho de volta, é levado sem nenhuma explicação para uma nova realidade, um campo de concentração, onde é considerado culpado por algo que ele não consegue se lembrar.
Sua casa passa a ser um lugar onde não conhece ninguém, sua cama um pedaço de pau, seu novo trabalho não parece ter utilidade e ele é constantemente alimentado com uma comida que o faz emagrecer. Além disso, passa a ouvir conselhos de uma voz que não consegue descobrir de onde vem.
SERVIÇO
- 121.023 J
Quando - De hoje a sábado, às 21h e domingo, às 19h
Onde - Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280, Edifício Sede II), em Curitiba
Quanto - R$ 10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes) Classificação - 12 anos
Mais informações - (41) 2118-5111


