HUMOR EM DISCO E LIVRO
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 19 de dezembro de 2000
Ranulfo Pedreiro De Londrina 
O sujeito vai até o restaurante italiano. No ambiente, temperado com Rita Pavone na radiola, há um desfile de pizzas e queijo provolone. A acompanhante observa a comilança com segundas intenções. Após a avalanche gastronômica, a garota se insinua. Tarde demais: o comilão trocou o namoro por um sal de fruta. A história, narrada em Concheta (Carlos Melo/Cassiano Roda), se tornou um dos carros-chefes do Língua de Trapo, grupo que está completando 21 anos de humor com um CD gravado ao vivo, lançado pela Dabliú.
Remanescente da agitação cultural que permeou o Teatro Lira Paulistana em São Paulo, no início dos anos 80, o Língua de Trapo usou o humor para falar o que não podia nos primeiros estertores do regime militar.
Herdeiro de uma tradição que inclui Jararaca e Ratinho, Barnabé, Alvarenga e Ranchinho, Noel Rosa, Moreira da Silva, Mutantes, Raul Seixas, Joelho de Porco, Premeditando o Breque, Rita Lee, Adoniran Barbosa, Sossega Leão e Ary Toledo entre vários outros , o Língua de Trapo não só misturou humor e música, mas tornou essa associação sua principal característica.
Língua de Trapo Vinte e um Anos na Estrada tenta mostrar um panorama dessa carreira incluindo a produção atual. Não espere linearidade: o grupo traz desde tiradas inteligentes ao mais legítimo besteirol, sem esquecer a escatologia.
Alguns hits, como Força do Pensamento (Carlos Melo) e Concheta estão presentes. Entre as novidades, estão Na Mourato (Laert Sarrumor/ Carlos Melo) e O Cookie do Meu Bem (Laert Sarrumor).
O grupo já havia lançado, em 1996, o disco Língua ao Vivo. Nos dois discos ao vivo mesclamos músicas que já haviam sido gravadas com inéditas. Depois de Língua ao Vivo íamos entrar em estúdio, mas pintou essa coisa de comemorar 21 anos com um show e a oportunidade de estar registrando em CD. Estávamos ansiosos para mostrar um trabalho novo, então decidimos antecipar algumas músicas, comenta Laert Sarrumor, em entrevista por telefone.
Além do CD, Laert também está lançando o livro Ainda Mais Mil Piadas do Brasil, pela Editora Nova Alexandria, com ilustrações de Negreiros. São mil piadas numeradas, abrangendo assuntos tão diversos como a filha da Xuxa e Celso Pitta. A obra reúne ainda textos que circulam pela internet e piadas com personagens populares como o Juquinha, o papagaio, o caipira e outros. Este é o terceiro livro humorístico publicado por Laert.
Eu tenho minhas fontes de consulta, mas não abandonei as piadas do boca-a-boca. Sempre procuro colocar aquela especial, que eu garimpei, revela. Com 224 páginas, Ainda Mais Mil Piadas do Brasil está nas livrarias por R$ 21,50.


