Humor e música no Teatro da Reitoria
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 24 de março de 1999
Da Redação 
Um dedicado mestre de português, quarentão e solteiro, decide se casar e coloca um anúncio no jornal para as interessadas. A companhia mineira Burlantins está em Curitiba para contar esta história de encontros amorosos. Depois da apresentação de ontem, a trupe volta hoje ao palco do Teatro da Reitoria com o espetáculo Opereta - O Homem que Sabia Português.
Dirigida por Chico Pelúcio, esta montagem joga com os contrastes entre dois universos aparentemente diferentes - o da cultura popular e o da erudita. Duas mulheres respondem ao anúncio do jornal: a primeira é Cráudia (Marina Machado), uma candidata a empregada doméstica que errou o endereço e que, por ser alegre e despachada, acaba encantando o professor (Maurício Tizumba). Na conversa, ele fala de casamento; ela, sobre o emprego. Mas a candidata a esposa chega e está armada a confusão. Lígia (Regia Spósito) é uma pessoa fina, culta e educada, porém, com um pequeno problema: incontinência vocabulária.
O roteiro desta opereta (gênero leve de teatro musicado sobre um assunto cômico e sentimental) é assinado pelo ator e compositor Tim Rescala, também o responsável pela música, direção musical e libreto. Com arranjos especialmente compostos para a companhia mineira, Rescala promove em seu piano o encontro dos personagens-cantores.
Opereta - O Homem que Sabia Português foi eleito pelos críticos do Seminário Pampulha, em Belo Horizonte, o melhor espetáculo de teatro do ano em 1998.
Opereta - O Homem que Sabia Português - com a companhia Burlantins. Hoje, às 20 horas, no Teatro da Reitoria (Rua Quinze de Novembro, 1.299). Direção: Chico Pelúcio. Roteiro, música, direção musical e libreto: Tim Rescala. Ingressos a R$ 20,00.


