HOMENAGEM Ex-governador terá memorial em Curitiba
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de outubro de 2005
Katia Michelle Pires<br> Equipe da Folha 
Curitiba O ex-governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha (1905 - 1973) vai ganhar um memorial assinado pelo renomado arquiteto carioca Sérgio Rodrigues. O memorial, feito em granito e inox, será inaugurado em dezembro, no Centro Cívico, em Curitiba. Rodrigues, um dos arquitetos mais consagrados do Brasil tem uma história curiosa que o liga ao Estado e ao próprio ex-governador. A mulher dele é sobrinha de Rocha, mas não foram os laços familiares que motivaram o convite do atual governo para que ele criasse a obra. Ele também projetou o prédio onde hoje funciona o Tribunal da Justiça, na Capital.
Nascido em 1927, Rodrigues foi um dos responsáveis por tornar o design nacional mundialmente conhecido. No final da década de 50 ele criou a Cadeira Mole, uma poltrona extremamente confortável e original, feita de madeira e couro e que ganhou prêmios internacionais. Ele esteve em Curitiba na semana passada participando de uma série de palestras promovidas pela UnicenP. ''Não foi exatamente uma palestra, foi um bate-papo sobre os 50 anos em busca da brasilidade'', corrige Rodrigues em entrevistas à Folha. Para ele, representar o Brasil não depende da nacionalidade, mas de vestir a camisa verde-amarela e, principalmente, ter criatividade.
Essa característica, aliás, é na opinião do arquiteto fundamental para seguir a profissão. ''Eu não aceito tendências, não aceito cópias, a profissão do arquiteto, do design é ter criatividade, caso contrário ele não vai adiante'', ensina. Materiais e produtos brasileiros sempre foram destaques na obra de Rodrigues. Ainda na década de 50, ele fundou a indústria Oca. O nome ia ao encontro da própria proposta de trabalho do arquiteto: integrar passado e presente na cultura material do país.
A identidade saliente do arquiteto e o desejo de desenvolver as próprias idéias, o levaram a montar seu próprio atelier no final da década de 60, no Rio de Janeiro, desenvolvendo linhas de móveis para produção industrial, projetos de arquitetura e ambientação para hotéis, residências, escritórios e sistemas de casas pré-fabricadas. Mas entre as muitas peculiaridades de Rodrigues, uma se destaca: ''Eu não faço móveis para clientes eu faço ''móveis Sérgio Rodrigues'' com materiais e desenhos que gosto. Se eles são bons ou ruins, a história é quem vai dizer''.
E a julgar pela quantidade de projetos assinados por Rodrigues espalhados no Brasil e no mundo, a ''história'' reunirá um vasto material para ser pesquisado. Ele fez projetos de mobilário para vários edifícios governamentais, como a Embaixada do Brasil na Piazza Navona em Roma, a Universidade de Brasília, o Palácio dos Arcos e o Teatro Nacional de Brasília.
Em Curitiba, o edifício projetado por ele tinha originalmente 33 andares, mas foi construído apenas com dez. Ele volta a participar da arquitetura da cidade mais de 50 anos depois, assinando o memorial em homenagem ao ex-governador Munhoz da Rocha. Essa será a primeira escultura de Rodrigues, que avisa: ''Não é um busto, é um memorial diferente, mas ainda não posso divulgar o formato''. O memorial será inaugurado dia 7 de dezembro.


