Com obras que remetem às memórias de infância do desbravamento de Rolândia, os quadros da pintora Nanuk também foram base para a releitura artística dos alunos da Escola Municipal Dr. Vitório Franklin, em Rolândia.
Nascida na Alemanha, na cidade de Duisburg, Mathilde Hoster veio ainda criança para Rolândia, em 1934, acompanhada de seus pais.
Para a pequena Nanuk era impossível que houvesse uma aventura mais emocionante e, com o objetivo de não perder um único detalhe, começou a registrar o cotidiano vivido em pequenos desenhos - hábito que levou para toda vida.
Ela trabalhou na lavoura durante muitos anos e foi no campo que conheceu o seu marido e teve cinco filhos. Mudou-se com eles para a cidade em 1956, onde durante 14 anos produziu, dirigiu e apresentou um programa cultural em emissoras de rádio de Rolândia e Londrina.
Em 1970, Nanuk foi para São Paulo onde trabalhou como ilustradora e crítica literária, além de escrever contos infantis acompanhados de ilustrações e uma trilogia que relata a trajetória da vida de sua família no Brasil.
Mais tarde passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, que retrata suas lembranças apaixonadas da cidade em que cresceu.
A artista faleceu no dia 9 de maio de 2000 e uma exposição permanente de suas obras pode ser conferida no Museu de Rolândia.

mockup